Athletico e Fortaleza se enfrentam pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro 2022 na noite desta quarta-feira (5). A bola rola às 19h30 na Arena da Baixada e times chegam com mudanças importantes na escalação e separados por dez pontos na tabela – O Furacão é sexto e tem 47 pontos, comparados aos 37 do Leão, nono.
+Dagoberto, ex-Athletico fala sobre período no clube e a saída polêmica: ‘É a lei da vida’
COMO CHEGA O ATHLETICO?
Pelo lado do time mandante são poucas, mas impactantes mudanças. Felipão praticamente repete o time que iniciou a vitória contra o Juventude no final de semana e Pablo, pela suspensão de Vitor Roque, inicia como centro avante titular.
Erick e Orejuela, normalmente reservas no Athletico, devem iniciar partida depois de boas atuações e o lado esquerdo da zaga completa a sequência – Nico Hernández e Pedrinho substituem Pedro Henrique, suspenso, e Abner, que ainda se recupera de lesão no tornozelo, mas deve ser relacionado.
O Furacão vai a campo então com Bento, Orejuela, Thiago Heleno, Nico Hernández e Pedrinho; Fernandinho, Erick e Terans; Canobbio, Vitinho e Pablo. O Athletico não vence duas partidas em seguida desde do dia 3/9, quando venceu Palmeiras e Fluminense por Libertadores e Brasileirão.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
E O LEÃO?
No Fortaleza, a novidade é Lucas Lima. Jogador ficou na capital cearense e não jogou na vitória contra o Goiás, por 1 a 0. Como baixas o Leão tem o lateral esquerdo Juninho Capixaba, suspenso, e Valentim Depietri, que se recupera de lesão.
A provável escalação de Juan Pablo Vojvoda para enfrentar o Athletico deve mudar um pouco da última partida, e em peças importantes. Segundo o Ge, Benevenuto entra na zaga e Brítez – utilizado como zagueiro – vai à lateral esquerda. Zé Welison ganha a vaga de Otero no meio campo.
No ataque, Moisés e Thiago Galhardo voltam ao time, que teve Romarinho e Sílvio Romero contra o Goiás e o ex-Athletico Pedro Rocha é mantido. Fernando Miguel, Marcelo Boeck, Titi, Ceballos, Ronald, Lucas Sasha, Matheus Vargas e Romarinho estão pendurados.
A provável escalação do Fortaleza para a partida então é de Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi, Brítez; Sasha, Caio Alexandre, Zé Welison; Moisés, Galhardo e Pedro Rocha.
O Leão encerra sequência de viagens que já passou por RS, RJ e GO desde o último dia 18, e não viu nenhuma derrota – um empate e duas vitórias.
RETROSPECTO
Clubes já se enfrentaram por 16 vezes em toda a história, com vantagem para o Athletico. São oito vitórias rubro negras, quatro empates e quatro vitórias do Fortaleza. Na Arena da Baixada o Leão nunca venceu – são cinco vitórias do Furacão e dois empates.
Nos confrontos mais recentes a vantagem tem sido para o lado de Fortaleza. O Athletico não vence há dois jogos, com um empate em 0 a 0 no primeiro turno deste Brasileirão e uma vitória por 3 a 0 no segundo turno de 2021 – ambas no Ceará.
Em Curitiba, os últimos dois jogos terminaram em 2 a 1 para o Furacão. Em 2021, na nona rodada, Matheus Babi e David Terans marcaram para o time de Antonio Oliveira e, em 2020, Carlos Eduardo e Renato Kayzer marcaram em jogo que foi significante na briga do time contra o rebaixamento naquele campeonato.