Athletico
Athletico vence bem o Botafogo na última partida da carreira de Felipão e garante vaga na Libertadores
— Continua depois da publicidade —
Na tarde deste domingo (13), o Athletico venceu muito bem o Botafogo na Arena da Baixada. O 3 a 0 contou com grande partida de Terans e do volante Erick – com participação direta em dois gols. Jogo marcou a última partida de um ano histórico para o Athletico, que se classifica mais uma vez à Copa Libertadores, e a decepção botafoguense, que ficou apenas com vaga na Sulamericana.
Último jogo de 2022 também foi símbolo da última partida de Felipão como treinador de futebol. Scolari agora assume a direção de futebol do Athletico e indica Paulo Turra, seu auxiliar, ao cargo de técnico athleticano em 2023.
+Felipão confirma aposentadoria e anuncia novo treinador do Athletico para 2023
PRIMEIRO TEMPO
O equilíbrio foi predominante na primeira etapa na Arena da Baixada, ao menos até os 30 minutos. O Athletico assustou pela primeira vez com Vitinho, logo aos três minutos, em jogada de linha de fundo – mas não encontrou ninguém para finalizar.
O Botafogo cresceu nesse começo, com as boas jogadas individuais da revelação Jeffinho e as boas jogadas de Tiquinho Soares. O atacante, inclusive, foi o primeiro a finalizar pelo Fogão, quando cortou para o meio e bateu forte, para firme defesa de Bento.
A virada de momento na partida se deu pelo grande crescimento do meia athleticano David Terans. Aos 29′, bateu falta forte por cima do gol. Aos 31 minutos, desarmou o lateral esquerdo Marçal, fez belo drible dentro da grande área e bateu para o meio – bola desviada para fora assustou Lucas Perri.
O uruguaio voltou a brilhar aos 34 minutos, com mais um grande drible, passou por Cuesta e bateu forte de perna direita para ver a bola explodir na trave alvinegra. No finalzinho do primeiro tempo, Terans ainda desperdiçou mais uma chance, com bola ajeitada de Alex Santana.
O fator dos gols perdidos foi presente no primeiro tempo em Curitiba. Além das chances de Terans, Vitor Roque e Alex Santana perderam oportunidades claras. O primeiro recebeu bola sobrada depois de escanteio e, de frente para o goleiro, bateu à direita para fora. Alex Santana teve chance depois de cruzamento de Fernandinho, mas cabeceou para fora.
O maior susto do Botafogo no jogo foi em lateral longo, quando Tiquinho Soares desviou para o meio e Abner afastou dentro da pequena área. O segundo melhor visitante do campeonato pouco se impôs desta vez, e o meia Junior Santos justificou: “A gente não está acostumado com a grama, a bola corre muito”.
O gol do Atlético-MG em cima do Corinthians colocou ainda mais importância na partida. O Galo, com a vitória parcial, ultrapassava o Athletico na disputa da vaga direta à Libertadores e deixava o Furacão de Felipão para a disputa da pré-Libertadores.
SEGUNDO TEMPO
Para saber mais sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
O senso de urgência do resultado do Galo na Arena Corinthians foi visto no Furacão, na volta para o segundo tempo. Logo aos seis minutos, Khellven bateu escanteio e Erick desviou na primeira trave – Lucas Perri chegou até a defender, mas bola bateu em Adryelson e morreu no fundo das redes.
Gol afetou o psicológico do Botafogo, que pouco cresceu no jogo e sofreu muito com erros individuais. Cinco minutos depois do tento athleticano, Vitor Roque ampliou depois de erro de Daniel Borges, batida de Vitinho e rebote de Perri, mas lance foi anulado por impedimento.
Outros cinco minutos passaram e Vitor Roque marcou novamente, agora, gol legal. Em outro erro da defesa botafoguense, Fernandinho roubou bola e deu passe de calcanhar para Vitinho. O atacante encontrou Alex Santana, que encontrou Terans, de letra. O uruguaio passou por dois marcadores e deixou a bola oferecida para Roque marcar – 2 a 0.
O Botafogo, mesmo com alterações ofensivas no time, não conseguiu crescer em volume de jogo e amargou a perda da vaga na Libertadores 2023. O Furacão baixou o ritmo, administrou a posse da bola e terminou a partida com um golaço de Erick, para sacramentar o grande jogo athleticano – 3 a 0 na última partida de Luiz Felipe Scolari como treinador.
COMO FICA?
Com a vitória o Athletico assegurou a sexta posição e a vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores 2023. O Botafogo, que antes do início da rodada estaria classificado ao maior campeonato das Américas, perdeu posições e amargou a classificação à Copa Sulamericana.