A classificação do Athletico na noite desta terça-feira (25) na Arena da Baixada para as oitavas de final da Copa do Brasil veio na decisão por pênaltis, com um placar de 4 a 2 do Furacão nas alternadas contra o CRB. Fernandinho, Terans, Pablo e Vitor Bueno converteram as cobranças, Bento defendeu a primeira e viu a segunda cobrança do CRB explodir na trave, garantindo a sobrevivência do Furacão no mata-mata.
Para qualquer torcedor, ver o clube decidindo um confronto na decisão por pênaltis é motivo de nervosismo e ansiedade. Contudo, o torcedor athleticano tem cada vez mais motivos para se tranquilizar quando o Furacão está com o resultado na marca da cal.
Para saber tudo sobre a Copa do Brasil, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O último revés do Furacão com os titulares em disputa de cobranças alternadas foi em 2016, quando foi superado pelo Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil, por 4 a 3. Na disputa, o Athletico desperdiçou inacreditáveis cinco cobranças: João Pedro, Otávio, Zé Ivaldo, Weverton e Paulo André foram os vilões da eliminação rubro-negra naquele ano.
Depois, o Athletico sofreu uma eliminação nos pênaltis para o Rio Branco, no Campeonato Paranaense de 2018. Na ocasião, porém, o Furacão usava o time de aspirantes.
Desde então, o Athletico disputou nove decisões por pênalti entre Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense, vencendo todas as ocasiões. Confira:
- Ceará 5 x 6 CAP – Copa do Brasil 2018, 3ª fase;
- CAP 4 x 1 Bahia – Copa Sul-Americana 2018, quartas de final;
- CAP 4 x 3 Junior Barranquilla (COL) – Copa Sul-Americana 2018, final;
- CAP 7 x 6 Coritiba – Campeonato Paranaense 2019, final do 2º turno;
- CAP 6 x 5 Toledo – Campeonato Paranaense 2019, final;
- Flamengo 1 x 3 CAP – Copa do Brasil 2019, quartas de final;
- CAP 5 x 4 Grêmio – Copa do Brasil 2019, semifinal;
- CAP 4 x 2 Londrina – Campeonato Paranaense 2022, quartas de final;
- CAP 4 x 2 CRB – Copa do Brasil 2023, 3ª fase.
Um fator curioso é que sete das últimas nove decisões por pênaltis do Athletico foram disputadas na Arena da Baixada e seis dessas nove fizeram parte de uma campanha campeã do Furacão, será um bom presságio para o rubro-negro na Copa do Brasil deste ano?