Futebol Internacional

Atlético de Madrid pede esclarecimento à Uefa sobre pênalti anulado de Julián Álvarez

O Uefa disse que vai discutir a regra com a Fifa

Foto: Florencia Tan Jun/Getty Images

O Atlético de Madrid enviou um pedido de explicação à Uefa pelo pênalti anulado de Julián Álvarez. Os Colchoneros, que foram eliminados das oitavas da Champions League, alegaram que as imagens disponíveis não mostram claramente que o atacante argentino tenha dado dois toques na bola, o que invalidou a cobrança. 

-O Atlético de Madrid consultou a Uefa sobre o incidente, que levou à anulação do pênalti cobrado por Julián Álvarez no final da partida de ontem da Liga dos Campeões da Uefa contra o Real Madrid. Embora mínimo, o jogador fez contato com a bola usando seu pé de apoio antes de chutá-la, como mostrado no videoclipe em anexo – disse a federação por meio de um comunicado. 

A equipe espanhola justificou que a regra XIV da Champions League diz que é necessária uma movimentação clara da bola para a anulação de uma cobrança de pênalti. Além disso, também declarou que, sem imagens mínimas, a cobrança não deveria ter sido excluída. 

Por outro lado, o órgão que comanda o futebol europeu disse que a batida descumpriu o regulamento e disse que vai analisar uma revisão para que casos de toques não intencionais. O órgão também disse que vai conversar com a Fifa e a IFAB sobre a regra.

-Sob a regra atual (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR teve que chamar o árbitro sinalizando que o gol deveria ser anulado. A Uefa entrará em discussões com a FIFA e a IFAB para determinar se a regra deve ser revista em casos em que um toque duplo é claramente não intencional – completou. 

A polêmica aconteceu na disputa de pênaltis do confronto entre Atlético de Madrid e Real Madrid, que terminou com o agregado empatado por 2 a 2. Na segunda penalidade, o argentino Julián Álvarez escorregou, mas converteu sua cobrança. No entanto, a arbitragem anulou o lance depois da intervenção do VAR, argumentando que o jogador teria dado dois toques na bola. 

Na sequência, os Colchoneros ganham ânimo após Lucas Vázquez parar na defesa de Oblak. No entanto, Marcos Llorente parou no travessão e Rüdiger garantiu a classificação do atual campeão da competição para as quartas de final.  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo