Depois da dura derrota para o Santos na noite da última quarta-feira (2), a missão do Atlético-GO em escapar do rebaixamento se tornou muito mais complicada. Na décima oitava posição na tabela com trinta e três pontos, o Dragão está a quatro pontos de distância do Cuiabá, primeiro fora do Z4, e com apenas três jogos restantes. As estatísticas apontam que os goianos têm 92,6% de chance de disputar a Série B em 2023.
Além do Atlético-GO, outros quatro times ainda têm chances matemáticas de rebaixamento. São eles: Avaí, Ceará, Cuiabá e Coritiba. O Juventude é o lanterna do campeonato e já teve o descenso confirmado. A pior situação é a do Leão da Ilha, que tem 99,97% de chances de rebaixamento.
Confira as tabelas das equipes com perigo de rebaixamento:
Avaí:
- Santos (fora)
- Ceará (casa)
- Flamengo (fora)
Atlético-GO:
- Fortaleza (fora)
- Athletico-PR (casa)
- América-MG (fora)
Ceará:
- Corinthians (fora)
- Avaí (fora)
- Juventude (casa)
Cuiabá:
- Palmeiras (casa)
- Atlético-MG (fora)
- Coritiba (casa)
Coritiba:
- Flamengo (casa)
- Corinthians (casa)
- Cuiabá (fora)
Confira os cenários que podem ou não rebaixar o Atlético-GO nos três jogos que restam:
Se perder os três jogos: REBAIXADO
O Atlético-GO está na zona de rebaixamento e precisa pontuar para sair dela.
Se ganhar apenas um jogo: REBAIXADO
Para escapar do Z4, o Atlético-GO vai precisar fazer mais do que trinta e sete pontos, atual pontuação do Cuiabá. Se vencer apenas uma partida, chega em trinta e seis pontos.
Se vencer um jogo e empatar um e perder um: REBAIXADO
Neste cenário, o Atlético-GO chega nos atuais trinta e sete pontos do Cuiabá e empata no número de vitórias, mas perde no saldo de gols, segundo critério de desempate. Ou seja, não é suficiente para sair do Z4
Se vencer duas partidas e perder uma: DEPENDE DE OUTROS RESULTADOS
Se vencer duas partidas, o Dragão chega em trinta e nove pontos. Ceará, Cuiabá e Coritiba são os times que têm condição de chegar nessa pontuação também. Ou seja, para que o Atlético-GO escape, apenas uma dessas equipes pode fazer trinta e nove ou mais pontos.
Para isso acontecer, ou Cuiabá, ou Coritiba tem que perder os três jogos e o Ceará precisa não vencer pelo menos dois jogos.
Se ganhar as três partidas: DEPENDE DE OUTROS RESULTADOS
Caso vença os três jogos, o Atlético-GO vai a quarenta e dois pontos. Com isso, precisa torcer para que nenhum ou apenas um entre Cuiabá e Coritiba vença pelo menos dois jogos. Além disso, também precisa que Ceará não conquiste os nove pontos restantes.
Neste cenário, a partida entre Cuiabá e Coritiba na rodada final é fundamental para o Dragão, pois pode ser a definidora para que um dos dois não conquiste os seis pontos.