O meio-campista do Atlético-MG, Matías Zaracho, teve uma lesão grave no tornozelo esquerdo durante os treinamentos da pré-temporada na Cidade do Galo. Apesar do time mineiro não ter divulgado o tempo de recuperação, a probabilidade é de retorno em dois meses.
Quem afirma é o preparador físico Mateus Xavier, fundador da MX Performance e preparador físico de atletas, que conversou com o Esporte News Mundo para falar sobre a lesão do jogador argentino. Mateus explicou o prazo para a volta do meio-campista.
– Não há um tempo de recuperação exato. O que podemos afirmar, é que existem estimativas de tempo de recuperação mediante a cada caso clínico. No caso específico do Zaracho, pode demorar um tempo mínimo de 8 semanas (2 meses), dependendo da resposta fisiológica que ele demonstrar mediante ao tratamento realizado. Caso precise de cirurgia, o tempo de recuperação pode variar.
Agora, Zaracho corre contra o tempo para ter o jogador de volta e em forma o quanto antes. Mateus Xavier dá alguns exemplos que podem ser importantes para auxiliar nessa recuperação.
– Muitas noites de sono mal dormidas por negligenciar, coloca o atleta em risco de lesão, devida a baixa capacidade de concentração das tarefas de treino, reflexos e tempo de reação atrasados, corpo mais relaxado que o habitual ficando mais propenso a se lesionar. Álcool e tabaco também são prejudiciais a recuperação, redução da coordenação motora, reflexos e tempo de reação. Aumentando a incidência de lesões cardiovasculares, respiratórias e cancro.
Para saber tudo sobre o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.