O Flamengo sofreu a derrota de virada para o Juventude, jogando fora de casa, nesta última quarta-feira (26) e o grande destaque foi o goleiro Rossi. Não fosse o argentino, o Rubro-Negro poderia ter sofrido uma derrota elástica.
Nesta rodada, o time comandado por Tite encerrou uma sequência de invencibilidade de 9 jogos. No momento mais difícil da temporada, com praticamente 10 desfalques por jogo na sequência recente, o Flamengo teve o seu pior ‘baixo’. A atuação coletiva em Caxias do Sul foi decepcionante, terminando com menos posse de bola que o Juventude e cedendo 5 grandes chances de gol.
Os gols sofridos vieram de dois cruzamentos de bola parada, sem chance para o goleiro Rossi. Fora isso, o arqueiro fez 7 defesas, sendo 5 de chutes de dentro da área. Esta provavelmente foi a melhor atuação do argentino com a camisa Rubro-Negra, apesar de não ter resultado em pontos.
Nos próximos jogos, o Flamengo enfrenta: Cruzeiro (casa), Atlético-MG (fora), Cuiabá (casa), Fortaleza (fora) e Internacional (fora). É esperado que com a quantidade de desfalques do time, o Rubro-Negro oscile durante essa sequência até a volta dos ‘gringos’, e um goleiro com confiança, como Rossi pode ser decisivo.
Neste momento, o time de Tite tem a quarta melhor defesa do campeonato, com 11 gols sofridos em 12 jogos. Fato que chama a atenção para a alta média de gols do campeonato, já que 0,9 gols sofridos por jogo não é uma grande média. Mas, independente disso, com o time desfalcado, principalmente ofensivamente, uma defesa sólida é um bom caminho para somar pontos neste momento da temporada.
Para a partida contra o Cruzeiro no próximo domingo (30), Tite terá que repensar o esquema utilizado, com Victor Hugo sendo o meia-esquerda. As lesões de Bruno Henrique e Cebolinha são um grande problema, já que não existe outro jogador no elenco com essas características que jogue preferencialmente pela esquerda.
Para solucionar essa equação, talvez, uma adaptação de Ayrton Lucas possa ser a solução. O Flamengo até tentou isso contra o Juventude em alguns momentos, mas devido às circunstâncias da partida, não deu certo e o lateral fez uma partida ruim tecnicamente. Teoricamente, Ayrton tem explosão, drible e cruzamento que podem ajudar pela ala-esquerda de ataque