Copa do Mundo - Qatar 2022

Atuações ENM: sem eficiência no ataque, Dinamarca se despede da Copa sem vencer

Pierre-Emile Højbjerg e Joachim Andersen, volante e zagueiro da Dinamarca
Stuart Franklin/Getty Images

De possível surpresa a enorme decepção. A seleção da Dinamarca está fora da Copa do Mundo 2022 após ser derrotada pela Austrália por 1 a 0. O jogo foi disputado na tarde desta quarta-feira (30), no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah/QAT, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos. Apesar de mostrar total controle do jogo e dominar as ações nos primeiros 30 minutos de combate, o gol não saiu e, no segundo tempo, os australianos equilibraram o confronto e saíram vencedores após o gol marcado por Leckie em contra-ataque.

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link.

A Austrália até tentou surpreender nos primeiros minutos, mas a necessidade da Dinamarca em vencer para buscar a classificação colocou os europeus como dono das principais ações ofensivas, o que resultou em enorme pressão e oponentes postos no campo defensivo. Na primeira tentativa, Jensen recebeu de Braithwaite no lado direito da área e bateu cruzado, mas Matt Ryan espalmou. Skov Olsen, Mæhle e Lindstrøm tiveram suas chances, além da boa participação de Eriksen na movimentação e armação dos lances, mas não conseguiam passar pela defesa ou erravam a pontaria. A partir dos 30 minutos, os australianos acordaram e passaram a equilibrar o páreo com algumas tentativas de fora da área, mas facilmente defensíveis.

No segundo tempo, os treinadores voltaram com algumas mudanças, mas o panorama não foi modificado. Os Socceroos estavam com o meio-campo mais forte e atacavam também, embora estivessem cientes de que o empate poderia ser favorável e o desespero maior estava do outro lado. Quando a Tunísia abriu o placar diante da França, a Austrália não deu chances para a seleção africana comemorar a possível classificação. Aos 15 minutos, em uma aula de contra-ataque, a bola foi recuperada na própria área e foi rapidamente movimentada ao campo ofensivo para pegar a defesa dinamarquesa exposta. Riley McGree acionou Matthew Leckie em profundidade, o meia dominou, entrou na área, abriu espaço diante da marcação de Mæhle e bateu cruzado no canto esquerdo de Schmeichel para abrir o placar. A Dinamarca sentiu o gol, demorou a responder e não conseguiu impor tamanha pressão a ponto de empatar o jogo. Sem qualquer tática, tentou levar perigo de qualquer forma, mas não superaram a defesa.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Com o resultado, a Dinamarca está eliminada da Copa do Mundo sem conquistar nenhuma vitória, na última posição do Grupo D, com apenas um ponto somado. Por outro lado, a Austrália avança pela segunda vez às oitavas de final ao ficar na segunda posição da chave, empatado com a França nos seis pontos ganhos, mas atrás no saldo de gols. A definição do adversário dos Socceroos irá acontecer a partir das 16h desta quarta-feira (30), quando o líder do Grupo C for definido (pode ser Argentina, Arábia Saudita, Polônia ou México).

Kasper Dolberg, atacante da Dinamarca
Stuart Franklin/Getty Images

Destaques

Apesar do futebol ruim apresentado durante toda a competição e a campanha decepcionante, dois jogadores da Dinamarca podem ser colocados em destaque pela movimentação e suas tentativas de dar um destino melhor, com resultados favoráveis, ao time escandinavo. Diante da Austrália, o meio-campo funcionou, muito bem, principalmente pelas pontas, com Jensen e Eriksen. A movimentação de ambos deu trabalho no período em que os dinamarqueses foram dominantes.

Atuações

  • Kasper Schmeichel (G) – 6
  • Rasmus Kristensen (LD) – 6,5
  • Joachim Andersen (Z) – 6
  • Andreas Christensen (Z) – 6,5
  • Joakim Mæhle (LE) – 5,5
  • Mathias Jensen (M) – 7
  • Pierre-Emile Højbjerg (M) – 6,5
  • Christian Eriksen (M) – 7
  • Andreas Skov Olsen (A) – 6,5
  • Martin Braithwaite (A) – 6
  • Jesper Lindstrøm (A) – 5,5

Substituições

  • Alexander Bah (LD) – 6
  • Mikkel Damsgaard (M) – 5,5
  • Kasper Dolberg (A) – 5,5
  • Robert Skov (M) – 6
  • Andreas Cornelius (A) – 6,5
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo