Japão e Espanha se enfrentaram pela terceira rodada do grupo E da Copa do Mundo nesta quinta-feira (01). Mesmo com a derrota por 2 a 1, os espanhóis se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo, assim como o Japão, que atingiu o objetivo, venceu a partida e eliminou a Alemanha. O destaque negativo da equipe espanhola foi o goleiro Unai Simón, que falhou nos dois gols japoneses.
Para a partida, o técnico Luis Enrique optou por substituir alguns jogadores, sendo eles: Carvajal, Laporte, Alba, Asensio e Ferran Torres. Respectivamente, entraram: Azpilicueta, Pau Torres, Álex Balde, Morata e Nico Williams.
Jogando com a posse de bola, os espanhóis conseguiram o primeiro gol aos 10 minutos, com Morata, e dominaram o primeiro tempo, mas sentiram a Fúria no segundo. Ainda com muitas trocas de passe, os espanhóis erraram a saída e levaram um gol, que contou com a falha de Unai Simón, logo aos dois minutos. Três minutos depois, o Japão conseguiu a virada e segurou até o final.
Os espanhóis não tiveram a partida que esperavam nesta quinta-feira, mas o destaque negativo, e que poderia ter evitado os dois gols do Japão, foi o goleiro Unai Simón. No primeiro gol, Doan encheu o pé de fora da área e mandou para o fundo da rede, mas a bola tanto era defensável que Simón chegou a desviá-la levemente. No segundo gol, o goleiro assistiu a bola atravessar a área e chegar na linha de fundo para Mitoma, que cruzou e definiu o placar da partida.
Mesmo com a derrota, a Espanha está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo, já que ocupa a segunda colocação do grupo E, com seis quatro pontos.