A Austrália está pronta para a disputa da Copa do Mundo 2022, a ser disputada no Qatar entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Nesta terça-feira (8), o técnico Graham Arnold divulgou a lista de 26 jogadores convocados para representar os Socceroos no principal torneio de futebol do mundo. Destaque da lista é a entrada de nove jogadores que iniciaram suas trajetórias nas Olimpíadas de Tóquio e ajudaram a montar o elenco necessário para a classificação ao Mundial. Em entrevista concedida, Graham Arnold exaltou todos os atletas que participaram do ciclo e a dificuldade de montar um elenco sob seu ponto de vista qualificado diante de uma necessidade de renovar a seleção.
Foi uma única e difícil campanha nas Eliminatórias e agora vamos ao Qatar com uma equipe empolgante que fará de tudo para deixar a Austrália orgulhosa no cenário mundial. Nos últimos quatro anos, 32 jogadores fizeram sua estreia pela seleção. Quero agradecer a todos os jogadores que ajudaram a equipe nesta jornada. Nós convocamos 68 jogadores durante as Eliminatórias e cada um deles fez parte para chegarmos até aqui. A composição de nossa equipe reflete a paisagem multicultural da Austrália. Nossos garotos vêm de todo o mundo, todos têm diferentes jornadas, mas estamos unidos por essa camisa. Nós trabalhamos duro para dar aos jogadores mais jovens uma oportunidade ao longo da campanha, expô-los ao futebol internacional, testá-los contra os melhores e estou emocionado com o desenvolvimento e maturidade deste grupo que agora tem uma chance no maior palco possível.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
A seleção da Oceania, que disputa as competições pela Ásia, sofreu para garantir sua sexta participação na Copa do Mundo. Os Socceroos entraram nas Eliminatórias Asiáticas na segunda fase e lideraram o Grupo B, composto também por Kuwait, Jordânia, Nepal e Taiwan, com oito vitórias em oito jogos. Porém, na terceira fase, a equipe passou por instabilidade por estar novamente em um Grupo B, ao lado da Arábia Saudita, do Japão, do Omã, da China e do Vietnã. Em dez jogos, foram quatro vitórias, três empates e três derrotas, com 15 pontos somados e a terceira colocação na chave. Como verte o regulamento da AFC, o time venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 na repescagem continental para superar o Peru na repescagem intercontinental ao vencer por 5 a 4 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
Na Copa do Mundo, a Austrália estará no Grupo D, ao lado de França, Dinamarca e Tunísia. A estreia dos australianos será às 16h do próximo dia 22, uma terça-feira, diante dos franceses no Al Janoub Stadium. Em seguida, irão enfrentar a Tunísia às 7h da manhã do dia 26, sábado, e encerram a fase de grupos diante da Dinamarca ao meio-dia do dia 30, uma quarta-feira. Todos os três jogos serão disputados no Al Janoub Stadium.
Lista de convocados
Goleiros – Matthew Ryan (København/DIN), Danny Vukovic (Central Coast Mariners/AUS) e Andrew Redmayne (Sydney FC/AUS).
Defensores – Aziz Behich (Dundee United/ESC), Miloš Degenek (Columbus Crew/EUA), Bailey Wright (Sunderland/ING), Fran Karačić (Brescia/ITA), Harry Souttar (Stoke City/ING), Nathaniel Atkinson (Hearts of Midlothian/ESC), Joel King (Odense/DIN), Kye Rowles (Heart of Midlothian/ESC) e Thomas Deng (Albirex Niigata/JAP).
Meio-campistas – Aaron Mooy (Celtic/ESC), Jackson Irvine (Sankt Pauli/ALE), Ajdin Hrustic (Hellas Verona/ITA), Riley McGree (Middlesbrough/ING), Keanu Baccus (Saint Mirren/ESC) e Cameron Devlin (Heart of Midlothian/ESC).
Atacantes – Mathew Leckie (Melbourne City/AUS), Awer Mabil (Cádiz/ESP), Jamie Maclaren (Melbourne City/AUS), Mitchell Duke (Fagiano Okayama/JAP), Martin Boyle (Hibernian/ESC), Craig Goodwin (Adelaide United/AUS), Jason Cummings (Central Coast Mariners/AUS) e Garang Kuol (Central Coast Mariners/AUS).
Técnico – Graham Arnold.