A quarta final do remo nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi a prova dos quatro sem masculino. A disputa acabou com uma espécie de ‘tormento’ para a Austrália nas regatas da categoria. O quarteto australiano foi o vencedor da prova, o que significou o fim de uma sina que durava desde Pequim-2008, quando os remadores do país conquistaram três medalhas de prata consecutivas na prova.
A prova
A disposição de evitar um tetravice do quatro sem masculino parecia mover o time australiano, que saltou à frente no começo da prova e não largou mais a liderança. A vantagem para o segundo colocado começou a se mostrar maior à medida que a corrida transcorria.
Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A disputa pelo segundo lugar moveu Romênia e Grã-Bretanha. A embarcação romena teve vantagem inicial, mas perdeu o posto para os britânicos, que mantiveram o ritmo forte durante a parte intermediária da prova, mas perderam ritmo nos metros finais.
Quem aproveitou isto foi a Romênia, que retomou na parte final o segundo lugar e garantiu a medalha de prata. A queda dos britânicos os tirou inclusive do pódio. A Itália, que havia começado mal a prova, subiu de produção em sua sequência e conseguiu tomar da Grã-Bretanha o bronze, deixando os tricampeões olímpicos com o quarto lugar.
Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades
Dos três vice-campeonatos dos Jogos Olímpicos, apenas um dos membros da equipe, Alexander Hill, esteve em uma das medalhas de prata (a do Rio-2016). A renovação do time pode ter dado a moral necessária para a conquista de um ouro que não vinha desde Atlanta-1996.
Confira a classificação da final do quatro sem masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio
1- Austrália – 5:42.76 – ouro
2- Romênia – 5:43.13 – prata
3- Itália – 5:43.60 – bronze