A Dinamarca enfrentou a Austrália, nesta quarta-feira (30), no Al Janoub Stadium, buscando a sua classificação à fase de oitavas de final da Copa do Mundo. Precisando vencer a equipe europeia tomou as principais iniciativas durante o jogo, mas acabou sendo mais uma vez surpreendida e se despediu da Copa sem vitória. A Austrália venceu por 1 a 0, com gol de Leckie, e se garantiu nas oitavas pela segunda vez na história.
As duas equipes foram a campo com força máxima, já que ainda não estava garantidas na fase de oitavas de final da Copa do Mundo. A Austrália teve apenas uma mudança em relação ao último jogo, com a entrada de Degenek na esquerda. Mas defensivo, o jogador foi escalado para tentar parar o ponto forte dos dinamarqueses.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Primeiro tempo
Embora a Dinamarca tenha iniciado o jogo com maior posse de bola, a primeira chegada foi da Austrália, que arriscou de fora da área com McGree, mas parou na marcação de Kjaer. Os dinamarqueses então foram para cima e tiveram duas chances, mas em ambas o goleiro Ryan levou a melhor. Na segunda, ele impediu o gol em uma bela defesa após chute de Jensen.
Aos 13 minutos, Braithwaite fez jogada pelo meio e conseguiu passe para Olsen, que arriscou para o gol, mas mandou por cima. Três minutos depois, Eriksen bateu falta para a área, Christensen cabeceou, mas mandou pra fora. Pouco depois, em jogada iniciada por Eriksen, Maehle recebeu pela esquerda, encarou a marcação e chutou, mas Ryan defendeu.
Os australianos só voltaram a ameaçar aos 21, mas McGree recebeu na frente e chutou, mas o goleiro Schmeichel fez a defesa. A resposta veio três minutos depois, quando Olsen recebeu mais uma pela direita e chutou, mas novamente Ryan estava atento e salvou.
A Austrália aos poucos foi conseguindo tomar as ações da partida e passou a ditar o ritmo do jogo, também dando pouco espaço para a Dinamarca. O último lance do primeiro tempo foi australiano, quando McGree arriscou mais uma, desta vez pela esquerda, e parou no goleiro Schmeichel.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, as duas seleções voltaram com mudanças. Na Austrália entrou Baccus e saiu Goodwin, enquanto a Dinamarca mandou Bah no lugar de Kristensen. A primeira chance de perigo foi da Austrália, quando Irvine recebeu o cruzamento e cabeceou para o gol, mas mandou por cima da meta. Aos seis a Dinamarca respondeu em chute de McGree, mas novamente a bola pegou na defesa.
A Dinamarca até fez mudanças com as entradas de Damsgaard e Dolberg, mas quem marcou foi a Austrália. Em rápida recuperação no campo defensivo, Leckie foi lançado a frente, mas estava sozinho. O atacante se virou em cima da marcação e conseguiu acertar um bom chute rasteiro e cruzado. Schmeichel pulou, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse no canto esquerdo: Austrália 1 a 0.
Os dinamarqueses então fizeram mais mudanças, Skov e Cornelius foram a campo. Aos 25, Dolberg foi lançado no ataque e acabou derrubado. A arbitragem marcou pênalti, mas o lance foi parado por impedimento. Os australianos também mexeram e Wright foi a campo no lugar de McGree. Aos 31, Dolbeg cabeceou após cruzamento, mas parou na defesa do goleiro Ryan, da Austrália.
A Dinamarca ainda pressionou no final do jogo e teve boas chances com Bah e Cornelius, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo da Austrália, saindo de campo coma derrota e a eliminação na Copa do Mundo do Qatar.
Como fica
A Austrália agora vai enfrentar a primeira colocada do grupo C nas oitavas da Copa do Mundo. O jogo será no próximo sábado (03), às 16hs (de Brasília), no Ahmad Bin Ali. No momento, a Polônia é quem lidera o grupo C do Mundial.