Avaí e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (1), na Ressacada, às 19h, pela vigésima nona rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é um confronto direto na luta contra o rebaixamento. O Dragão é o décimo nono colocado com vinte e dois pontos, enquanto o Leão da Ilha aparece na décima oitava posição com vinte e oito pontos.
Uma vitória para o Avaí significaria uma aproximação com os times imediatamente fora da zona. Caso vença, atingirá os mesmos trinta e um pontos de Ceará e Coritiba hoje. O Leão também terá que torcer para um tropeço dos times.
Já para o Atlético-GO, vencer seria um primeiro passo importante para uma sonhada recuperação para escapar do rebaixamento. O Dragão precisa de sete vitórias em dez jogos para sair do Z4.
Apesar da diferença de cinco pontos na tabela, as campanhas dos times se assemelham no número de gols sofridos e marcados. Atlético-GO e Avaí têm o terceiro e quarto piores ataques da competição, com vinte e cinco e vinte e seis gols marcados, respectivamente. As equipes também são donas da segunda e terceira piores defesas, com quarenta e quatro gols contra para o Dragão e quarenta e três para o Avaí.
No retrospecto geral da partida, o Atlético-GO leva vantagem. São sete vitórias para o Dragão, cinco para o Avaí e cinco empates. Apesar disso, os goianos só venceram o Leão da Ilha na Ressacada uma única vez em cinco jogos, pelo Campeonato Brasileiro de 2017.