Nesta quinta-feira (8), começaram as competições do individual feminino de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Paris. As disputas ocorreram na Arena La Chapelle, iniciando às 5h, pelo horário de Brasília. Bárbara Domingos, a Babi, representou o Brasil na modalidade e conseguiu classificar o país pela primeira vez para a final da ginástica rítmica.
Ao todo, foram quatro rotações com diferentes aparelhos: arco, bola, fita e maças. Vinte e quatro ginastas disputaram as dez vagas para a final individual geral.
Babi foi a 22ª a se apresentar na primeira rotação, com a bola, ao som de “Je Suis Malade”, de Lara Fabian. A ginasta fez uma apresentação considerada difícil, marcada por movimentos fortes e com muitas ligações. A nota final foi 33.100, deixando Bárbara em sétimo lugar.
Na segunda rotação, Bárbara se apresentou com o arco, ao som de “Circle of Life”, trilha sonora de “O Rei Leão”, clássico da Disney. A coreografia teve muita expressividade e boa execução, incluindo os encontros com o aparelho após ser lançado às alturas. A nota final foi 34.750, fazendo a brasileira subir uma posição, ficando em 6º lugar.
A fita foi o aparelho utilizado pela brasileira na terceira rotação, ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga. Bárbara apresentou uma série bem segura e com bastante confiança, recebendo 31.700 pontos, subindo para a 5ª colocação.
Na última rotação, Bárbara se apresentou com as maças. A atleta escolheu uma trilha sonora bem brasileira para encerrar sua sequência de apresentações, com “Garota de Ipanema” e samba. A série teve uma ótima execução, com apenas uma leve queda do aparelho durante um momento da dança. A nota final foi 30.200, classificando Bárbara para a final, em 8º lugar.
Esta é a primeira vez que Bárbara Domingos participa das Olimpíadas. A atleta foi medalhista de ouro no individual geral, bola e fita nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. A final acontece na sexta-feira (9), a partir das 5h (horário de Brasília).