Destaque

Bahia promove ação antirracista com o Corinthians

Ex-técnico do Bahia, Roger Machado vestindo uma camisa com a mensagem "Chega de preconceito"

Os dois clubes se unirão por meio de um patch especial em seus uniformes, simbolizando a luta negra. Além disso, as equipes farão posts em conjunto nas redes sociais, com a #JogoContraORacismo.

Adversários na próxima sexta-feira, após a Data Fifa, Corinthians e Bahia farão uma ação conjunta na Neo Química Arena para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente nesta segunda, dia 20.

+LEIA MAIS

Corinthians e Bahia farão ação conjunta na sexta pela luta antirracista
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O duelo entre Corinthians e Bahia, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, contará com uma ação de responsabilidade social conjunta entre as duas equipes. Os dois times realizarão atos de conscientização na luta contra o racismo, simbolizada pelo Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

As equipes farão posts em conjunto nas redes sociais, com a mensagem #JogoContraORacismo. Antes da partida iniciar, será realizado um minuto de silêncio com a mensagem estampada nos telões do estádio. Também será produzido com o Fernando Wanner, historiador do Corinthians, um material contando sobre a luta contra o racismo pelos dois clubes.Ao longo da semana, o Corinthians promoverá outras ações, com a participação de jogadores dos times feminino e masculino.

Considerado o estado mais negro do Brasil, segundo a Fundação Cultural Palmares, o coordenador destaca: “A gente entende o papel social da instituição, enquanto maior do Nordeste, enquanto representante da maior população negra fora da África. Muitos torcedores passaram a apoiar as causas de ações afirmativas, passaram a entender a importância da pauta.”Desse modo, em 2019 passado, no dia da Consciência Negra, o Bahia criou o projeto “Dedo na Ferida”, que promove oficinas gratuitas internas no Bahia e oficinas externas para outras instituições e empresas que se interessem. A proposta é debater sobre o racismo estrutural e institucional para assim, combatê-lo.

As ações do clube paulista já se iniciaram, com destaque aos personagens pretos que marcaram a história do Corinthians. O Timão também exaltará um de seus símbolos da luta antirracista, que é o segundo uniforme do clube, listrada, cuja origem remete à inclusão de pessoas marginalizadas no esporte.

No dia 21, a equipe de Responsabilidade Social do Timão receberá, da comunidade TeleAtlas, 30 crianças negras que jogam futebol. Jogadoras pretas do futebol feminino estarão presentes e a meia Grazi conduzirá uma conversa com as crianças.

Por fim, o Timão vai unir arte, história e futebol contra o racismo. Dez gravuras em impressão Fine Art da obra “Futebol”, de Francisco Rebolo (1902-1980), serão autografadas por jogadores do elenco do futebol masculino. O quadro original, de autoria do mesmo artista que criou o escudo do Corinthians, foi o primeiro a retratar um preto em condição de igualdade na disputa de uma partida de futebol contra um branco, em 1936.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo