Na tarde desta sexta-feira (20), o Bahia confirmou sua adesão à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), por meio de uma carta enviada por Guilherme Bellintani, presidente do clube, a direção da Liga.
Com a decisão, o Tricolor se junta a 17 times das séries A e B que também aderiram a proposta da Libra. A nova liga tem a oposição de 26 clubes das Séries A, B e C, que formaram a Liga Forte Futebol (LFF) após divergências em relação a proposta da Libra.
+ Com mais um gol marcado, Biel lidera o Bahia em participações em gols na temporada
+ Após folga, Bahia inicia preparação para a estreia na Copa do Nordeste
A intenção de ambas as ligas é organizar o modelo econômico do futebol brasileiro, com ênfase para a divisão dos recursos resultantes dos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025, quando o contrato com a Rede Globo será encerrado.
A proposta da Libra é de dividir às receitas de uma eventual liga unificada da seguinte maneira: 40% dividido de forma igualitária, 30% por desempenho, e 30% de acordo com cinco critérios de engajamento. A LFF, por sua vez, deseja uma distribuição com 50% da renda dividida de forma igualitária, 25% por performance e 25% por audiência, além de estabelecer um limite para a diferença entre quem recebe mais e quem recebe menos.
Em entrevista ao GE, Bellintani falou sobre a escolha do Bahia de aderir a Libra:
– “A nossa percepção é que nenhuma das alternativas é perfeita, mas a gente nem espera que seja. A Libra parece ter um lado comercial mais sólido, mais avançado. O que nós queremos é construir coletivamente um modelo que seja o mais equilibrado possível” – Afirmou o presidente do clube.
Equipes que fazem parte da Liga do Futebol Brasileiro (Libra):
- Série A – Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco
- Série B – Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória
Equipes que fazem parte da Liga Forte Futebol (LFF):
- Série A – Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional.
- Série B – ABC, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense
- Série C – Brusque, CSA, Figueirense, Náutico e Operário-PR
Com informações do GE e do Lance!