Bahia

Bahia busca hegemonia na Copa do Nordeste

Felipe Oliveira / EC Bahia

A trilha do Bahia na competição regional mais tradicional do Brasil começa neste domingo (22), contra o Sampaio Corrêa, às 19h, no Castelão, em São Luís. O estádio será o primeiro palco para uma tarefa que, se cumprida, deixará o torcedor Tricolor orgulhoso, visto que nesta temporada o Bahia busca a hegemonia na Copa do Nordeste.

Com quatro títulos conquistados (2001, 2002, 2017 e 2021), o Esquadrão defende o posto de maior campeão do Nordestão. Contudo, no momento, a coroa de Rei do Nordeste é compartilhada com outra equipe: o Vitória, maior rival Tricolor. Dessa maneira, o título da temporada 2023 será ainda mais celebrado, pois além da conquista em campo, o Bahia irá se tornar o primeiro (e único) a ter 5 taças da Copa do Nordeste em sua galeria.

Daniel foi campeão em 2021 contra o Ceará; Título foi o 4º do Bahia – Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

As conquistas do Bahia

A primeira taça veio em 2001, com um 3 a 1 sobre o Sport. No ano seguinte o bicampeonato teve um sabor especial por ter sido conquistado contra o rival Vitória: 3 a 1 na ida e 2 a 2 na volta garantiram o título. A terceira demorou 15 anos e teve como vítima novamente o Sport, em 2017: 1 a 1 e 1 a 0.

O último troféu foi conquistado de forma dramática: após perder a ida por 1 a 0 para o Ceará, em Pituaçu, o Esquadrão venceu por 2 a 1 no Castelão e levou a decisão para os pênaltis, onde foi superior e fez 4 a 2 para ficar com a orelhuda.

Hoje no Cruzeiro, Gilberto foi campeão e artilheiro da edição 2021 – Foto Felipe Oliveira / EC Bahia

Caminhada rumo à hegemonia

O Bahia está no grupo b da Copa do Nordeste ao lado de ABC, Campinense, CSA, Ceará, Náutico, Santa Cruz e Sergipe. Porém, de acordo com o regulamento da competição, os times de um grupo devem enfrentar os do outro. Logo, os confrontos do Tricolor serão contra:
Sampaio Corrêa – 22/01
Ferroviário – 04/02
Fortaleza – 14/02
Atlético de Alagoinhas – 17/02;
Sport – 22/02;
Vitória – 05/03;
Fluminense-PI – 08/03;
CRB – 22/03.

Vale lembrar que no ano passado o Bahia ficou de fora das finais por ter ficado apenas com a 5ª colocação na fase de grupos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo