Bahia

Bahia faz sua melhor campanha no Brasileirão na era dos pontos corridos

(Foto: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão EC Bahia)
(Foto: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão EC Bahia)

Neste domingo chegou ao fim a participação do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro de Futebol e o time tem motivos para comemorar, pois alcançou sua melhor campanha na série A e de quebra se classificou para a pré-Libertadores.

O último duelo foi contra o já rebaixado Atlético Goianiense na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Ao esquadrão apenas o triunfo importava, pois disputava a oitava posição com o Cruzeiro, que encarou o Juventude em Caxias do Sul. Com casa cheia, o time não decepcionou. Thaciano abriu o placar aos 41 do primeiro tempo e Lucho Rodríguez ampliou em cobrança de pênalti aos 13 da segunda etapa. Com este resultado, mesmo com vitória do Cruzeiro, a vaga ficou com o tricolor de aço. Com 53 pontos e a oitava posição garantida, o Bahia finalizou o Brasileirão com sua melhor marca na era dos pontos corridos. Foram 15 triunfos, 8 empates e 15 derrotas. Campanha histórica que garantiu o clube na pré-Libertadores do ano que vem.

Altos e baixos do Bahia no campeonato

Sob o comando de Rogério Ceni, o Bahia começou o campeonato com força. Com 19 rodadas disputadas, o Esquadrão de Aço figurou consistentemente no G-6, alcançando a vice-liderança em determinado momento. Ao fim do primeiro turno, o esquadrão era o sétimo colocado com 31 pontos, tendo alcançado até aquele momento 9 triunfos, 4 empates e 6 derrotas. O time acumulou resultados expressivos, como os 4 a 1 na 11ª rodada sobre o Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, e os 3 a 1 sobre o Athletico na Ligga Arena na 16ª rodada.

No entanto, o desempenho caiu drasticamente no segundo turno. O Bahia acumulou resultados negativos, como derrotas doloridas para Fortaleza(4 a 1 – fora de casa), Flamengo(2 a 0 – em casa), São Paulo(3 a 0 – em casa), entre tantos outros reveses, e sofreu com a falta de regularidade ofensiva. As oscilações refletiram-se no aproveitamento, que despencou e assim o time viu por diversas vezes ameaçada a chance de disputar a principal competição continental. Porém, os resultados positivos diante dos times já rebaixados Cuiabá e Atlético Goianiense na 36ª e 38ª rodada, respectivamente, fizeram com que o clube garantisse a oitava posição e a vaga na fase preliminar do torneio. No segundo turno, foram 6 triunfos, 4 empates e 9 derrotas.

Apesar de um início promissor, a campanha do Bahia no Brasileirão 2024 foi marcada por uma queda significativa de rendimento no segundo turno, que acabou frustrando as expectativas de alcançar objetivos mais ambiciosos, como uma vaga direta na Libertadores. Contudo, é impossível ignorar a força da torcida tricolor, que esteve ao lado do time durante toda a competição. Com uma média superior a 34 mil torcedores por jogo na Arena Fonte Nova, a nação tricolor mostrou que sua paixão vai além dos resultados, sendo um combustível essencial nos momentos difíceis. Este apoio incondicional, somado aos aprendizados da temporada, alimenta a esperança de que 2025 será um ano de retomada e conquistas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo