Campeonato Brasileiro

Bahia supera o Atlético Mineiro e permanece na Série A do Campeonato Brasileiro

Bahia x Atlético Mineiro (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Bahia e Atlético fizeram sua última partida pelo Campeonato Brasileiro de 2023. O triunfo Tricolor assinalou o último duelo do ano pela competição nacional, além da

Foto: Pedro Souza / Atlético

Na noite desta quarta-feira (06), Bahia e Atlético Mineiro se enfrentaram pela 38° rodada do Campeonato Brasileiro. Em um confronto que marcou a permanência do Esquadrão de Aço. A partida decisiva para ambos os times na competição nacional contou com um triunfo Tricolor pelo placar de 4 a 1. Os gols da partida foram marcados por Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir para o Bahia, Paulinho marcou para os Alvinegros.

Para permanecer na elite do futebol brasileiro, o Bahia necessitava de uma combinação de resultados, além de superar o adversário na sua partida. O Esquadrão de Aço carecia de um triunfo de Fortaleza e Bragantino, que jogavam contra o Santos e Vasco, respectivamente.

Já o Atlético chegou para o embate em uma perspectiva oposta ao Tricolor. O Galo figurava na 2° posição do Campeonato Brasileiro, com chances de conquistar o título nacional. Para a glória máxima, o Alvinegro precisaria vencer o seu jogo e torcer para uma derrota do Palmeiras. Além disso, os visitantes deveriam superar o Esquadrão de Aço por 8 gols de diferença.

Ainda, a partida marcou o 57° encontro entre os clubes Baiano e Mineiro. Na disputa do duelo, o Alvinegro figura com um melhor retrospecto, se sobressaindo em 24 ocasiões. Já o Bahia triunfou 14 vezes sobre o Atlético. No confronto, a igualdade ocorreu 18 vezes. Devido ao resultado, o Tricolor assinala mais um resultado positivo no embate.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro Série A, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

1° TEMPO

Ao começo da primeira etapa, o Bahia cedeu a posse de bola ao Atlético Mineiro. Porém, os mandantes mantiveram uma pressão alta na área defensiva dos Alvinegros. Dessa forma, o Esquadrão de Aço chegou ao primeiro gol da partida. Após roubada de bola próximo ao círculo central, Thaciano foi acionado na ponta direita do campo, na sequência, o camisa 16 do Tricolor tocou para Cauly que finalizou e balançou as redes na Arena Fonte Nova.

Devido ao gol, os mandantes saíram do Z-4 e estavam encaminhando a permanência na Série A do Brasileirão. Com isso, o Bahia manteve sua linha defensiva como prioridade. No entanto, a marcação no campo adversário foi utilizada pelo Esquadrão de Aço para pressionar o Atlético Mineiro.

Com a posse de bola, o Alvinegro permaneceu ativo no ataque. Assim, aos 36 minutos, os visitantes chegaram ao empate com Paulinho. Depois de receber uma bola em profundidade de Igor Gomes, o camisa 10 do Atlético finalizou com precisão de dentro da área e igualou o marcador. Com o gol do clube Mineiro, o Bahia adentrou novamente à Zona de Rebaixamento.

Por conseguinte, o Esquadrão de Aço mudou sua postura ofensiva, povoando o campo adversário, visando assumir a frente do placar. O objetivo Tricolor foi realizado ao fim do primeiro tempo. Após briga de Cauly na ponta direita, a bola sobra para Thaciano que cruza para dentro da área. Com um passe certeiro, atacante do Bahia encontrou Luciano Juba, que chutou de primeira e marcou o segundo gol dos mandantes na partida.

Assim, o apito de Ramon Abatti Abel assinalou o triunfo parcial do Esquadrão de Aço no confronto. Ainda, com o placar, o Tricolor se encontrava fora da Zona de Rebaixamento e confirmou a permanência parcial na elite do futebol brasileiro.

2° TEMPO

O início da segunda etapa trouxe um novo vigor ao Bahia. Com o gol ao final do primeiro tempo, a adrenalina Tricolor estava em pico. Dessa forma, o Esquadrão de Aço começou os 45 minutos finais com a mesma postura que terminou o primeiro período da partida. A pressão da equipe mandante gerou desconforto ao jogo Atleticano, o qual não conseguia ultrapassar a linha central.

A primeira ação ofensiva do Galo ocorreu aos 10 minutos do segundo tempo. Contudo, a equipe Mineira não apresentou volume ofensivo, pois visou a defesa dos contragolpes Tricolores. Na sequência, o Bahia buscou a jogada em velocidade, que foi parada com falta.

Com a aproximação do fim da partida, os ânimos aumentaram na Arena Fonte Nova. Os resultados em paralelo trouxeram os gritos de alegria pela torcida Tricolor. A emoção das arquibancadas foi passada para dentro de campo e cada ataque do Esquadrão foi decisivo no confronto.

Thaciano entendeu o recado da sua torcida e, aos 21 minutos, ampliou o marcador para o Bahia. O gol Tricolor saiu após uma finalização de Rezende, cujo arriscou de fora de área. Na sequência, o atacante do Esquadrão de Aço dominou a bola e chutou para o fundo das redes Atleticanas.

Devido ao gol, o Bahia recuou suas linhas de marcação, priorizando a vantagem construída ao longo do duelo. A estratégia utilizada para chegar ao triunfo parcial foi a melhor amiga do Esquadrão de Aço durante a reta final do confronto.

Ainda, aos 47 minutos, em jogada rápida de contragolpe, Ademir amplia para o Tricolor. O gol do Bahia foi marcado após uma transição em velocidade do 7 da equipe mandante, que driblou o marcador e confirmou a permanência do Esquadrão de Aço na Série A do Campeonato Brasileiro.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A partida assinalou o encerramento da temporada para ambos os clubes, os quais não possuem mais jogos para o ano de 2023. Assim, Bahia e Atlético Mineiro voltam a atuar apenas em 2024.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo