Desde seu início no Brasileirão, o Bahia vem brigando nas primeiras posições da tabela. Após alguns tropeços, principalmente no fim do primeiro turno, o esquadrão perdeu algumas posições e hoje se encontra na sétima colocação com 39 pontos conquistados, dois a menos em relação ao quinto e sexto colocados, Cruzeiro e São Paulo, respectivamente. A campanha inclui 25 jogos com 11 vitórias, 6 empates e 8 derrotas.
Na briga direta por uma vaga na Conmebol Libertadores de 2025, o Bahia tem 34,8% de chances de estar entre os seis primeiros colocados ao final da competição, de acordo com o levantamento realizado pelos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Os estudiosos calcularam ainda quantos pontos um time precisa fazer e a probabilidade para terminar dentro do G-6.
- 67 pontos em diante: 100%
- 66, 65, 64 e 63 pontos: mais de 99,7%
- 62 pontos: 98,9%
- 61 pontos: 96,7%
- 60 pontos: 91,6%
- 59 pontos: 81,9%
- 58 pontos: 67%
- 56 pontos: 29,7%
- 55 pontos: 15%
- 54 pontos: 6%
- 53 ou abaixo: menos de 2%.
Mesmo não estando entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, o esquadrão de aço têm grandes chances de se garantir ao menos na fase pré-Libertadores(fase anterior à fase de grupos), isso porque o G-6 pode virar G-7, G-8 e até G-9, como já aconteceu em anos anteriores. Vamos explicar. O Brasil tem direito a sete vagas no torneio continental, sendo 4 delas via Brasileirão(os quatro primeiros), o campeão da Copa do Brasil e mais duas para as fases preliminares. Mas este número pode variar caso o vencedor da Libertadores e da Sul-americana sejam brasileiros, pois se garantem direto na próxima edição do torneio. Sendo assim, podem ter nove clubes classificados. Cenário este que pode se tornar real, visto que o Brasil vem forte em ambas as competições organizadas pela Conmebol. Na Libertadores, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e São Paulo seguem vivos em busca pela glória eterna. Já na Sula, Fortaleza, Corinthians, Cruzeiro e Athletico vão em busca de mais um título.
Em 2023, o sexto colocado da Série A foi o Red Bull Bragantino, que terminou com 62 pontos. Como o campeão da Libertadores foi o Fluminense (7º lugar), e o campeão da Copa do Brasil foi o São Paulo (11º lugar), o time de Bragança Paulista ficou apenas com a vaga na Pré-Libertadores.
Em 2022 e em 2021, os sextos colocados terminaram com pontuação abaixo de 60 pontos. Na edição de 2022, o Athletico foi o sexto, com 58 pontos; um ano antes, o Bragantino terminou com 56 pontos, na mesma posição.
A nota de corte mais alta em 2024 se deve pela forte competitividade do campeonato brasileiro, tendo o próprio Bahia brigando nas primeiras posições, além de times como Cruzeiro, Botafogo e Fortaleza na briga pelo título.
Sendo assim, para chegar aos 60 pontos, o Bahia precisa fazer 21 dos 39 que disputará nessas últimas 13 rodadas. Se repetir a campanha do primeiro turno(31 pontos), pode terminar o Brasileirão com 62 pontos. Se vencer todos os jogos em casa(serão 7), atingirá seu objetivo, caso tropece em algum desses duelos, ficará um pouco mais difícil, mas não é uma tarefa impossível. O tricolor de aço tem tudo para conquistar essa vaga.