A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que acontece de 20 a 27 de julho, poderá contar com visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubarte.
Durante o período das competições, é crucial garantir que essa espécie possa migrar sem interferências em seu trajeto natural.
Desde 2016, esse processo é monitorado pela organização, e Ilhabela (SP) já incorporou o espetáculo das baleias como um ponto turístico.
As baleias jubarte estão em migração rumo a Abrolhos (BA), passando pelo litoral norte, mais especificamente no Canal de São Sebastião. É provável que sejam avistadas em grande número nas áreas das regatas oceânicas.
Julio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, destaca a importância de os velejadores estarem atentos. “Para todos os velejadores, o fundamental é prestar muita atenção aos borrifos, às batidas de cauda, enfim, tentar localizá-las. Se elas estiverem nas áreas das regatas e houver risco de colisão, é necessário fazer o famoso ‘jibe da baleia’, desviar ou simplesmente acompanhar e apreciar as acrobacias que elas costumam fazer”.
Nos últimos dois anos, o comportamento das baleias tem sido de vir pelo sul, entrar pelo Canal de São Sebastião, descansar por algumas horas e depois retornar pelo sul. Ao saírem, elas se dirigem para os lados da Ponta do Boi e seguem rumo ao nordeste, em direção à Bahia.
“Nosso projeto Baleia à Vista contará com olheiros e parceiros com embarcações. Se notarmos alguma baleia nas áreas das regatas, especialmente nas competições de Alcatrazes e Toque-Toque, alertaremos a Comissão Técnica”, explicou Cardoso.
“Vocês, velejadores, serão avisados pelo canal 74. Independentemente disso, é fundamental manter a atenção durante essas regatas, pois as baleias estão por aí. Que todos possam apreciar as baleias, de preferência, fora de uma rota de colisão”, completou o ambientalista e diretor do Yacht Club de Ilhabela, Julio Cardoso.
A presença das baleias jubarte adiciona um toque especial à celebrada Semana Internacional de Vela Daycoval, destacando a importância da coexistência entre a prática esportiva e a preservação da vida marinha, além de proporcionar uma experiência única aos participantes.
O barco Phytorvas, campeão da Super40 e um dos favoritos esse ano, foi recebido em 2023 por um grupo de golfinhos como na foto acima.
”Muito legal essa foto e relembrar aquele momento onde esporte e sustentabilidade se unem! Os golfinhos dão sorte pra gente”, disse Marcelo Bellotti, do Phytoervas 4Z.