Na manhã desta sexta-feira (2), o Brasil abriu sua participação no decatlo masculino nas Olimpíadas de Paris 2024. Fernando Ferreira, o Balotelli, disputou as provas de 100m rasos – alcançando sua melhor marca -, salto em distância e arremesso de peso. O brasileiro ainda disputará hoje o salto em altura e os 400m rasos.
No decatlo, os competidores completam dez provas, que exigem diferentes habilidades do atletismo, para somar uma pontuação e disputar as medalhes. As provas são divididas em dois dias, sendo disputadas cinco modalidades distintas em cada um deles.
+ Valdileia Martins iguala recorde brasileiro e avança à final do salto em altura
Representando o Brasil, Balotelli começou bem o primeiro dia de provas e conseguiu superar uma marca pessoal. Na corrida dos 100m rasos, o brasileiro bateu seu melhor tempo na modalidade e chegou no quarto lugar da segunda bateria, com 10.66s. O resultado garantiu o 12º melhor tempo geral e somou 938 pontos no placar.
Na prova do salto em distância, pelo grupo A, o atleta do Brasil saltou 6.82m na primeira tentativa. O segundo salto de Fernando Ferreira não foi validado, zerando a contagem. Na terceira e última tentativa, ele registrou a marca de 7.24m, ficando com o 15º melhor salto da competição. A prova adicionou 871 pontos, totalizando 1.809.
Concluindo as disputadas desta manhã, na prova de arremesso de peso, o brasileiro conseguiu uma distância de 13.74m na primeira tentativa. O segundo arremesso chegou aos 13.97m, que foi considerado para a pontuação, pois o terceiro do atleta não foi validado. Com isso, Balotelli somou 727 pontos e finalizou as três primeiras modalidades com 2.536 na pontuação total.
No período da tarde, o representante do Brasil no decatlo competirá no salto em altura, previsto para acontecer às 13h, e fecha o primeiro dia com a corrida dos 400m rasos, às 15h50 (horário de Brasília).