Após idas e vindas, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, decidiu pela demissão do técnico Xavi Hernández para a próxima temporada. O treinador de 44 anos havia mudado sua decisão inicial para seguir no cargo até junho do ano que vem, mas foi comunicado que ele não continuará no comando da equipe na próxima temporada, por meio de uma reunião realizada no CT do clube nesta sexta-feira.
Por meio de um comunicado o clube agradeceu Xavi pelo seu trabalho como técnico:
– O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo – disse o clube por meio de um comunicado.
Segundo o clube, na reunião que decidiu o futuro de Xavi, também estavam presentes o diretor esportivo do clube o brasileiro naturalizado português Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os dois auxiliares de Xavi, Òscar Hernandèz, irmão do técnico, além de Sergio Alegre.
Mesmo tendo sido desligado do clube, Xavi comandará o Blaugrana pela última vez neste domingo, na última rodada da La Liga, em partida diante do Sevilla, fora de casa. Mas o técnico não permanecerá no cargo na próxima temporada.
Reviravoltas
Há quase um mês atrás, durante uma coletiva em conjunto ao lado de Laporta e Deco, Xavi havia anunciado ter voltado atrás na decisão de deixar o clube na temporada 2024/2025, ele havia tomado a decisão de deixar o clube ao final da atual temporada em janeiro. No entanto, hoje o clube anunciou sua saída do cargo para a próxima temporada.
Falta de entendimento entre Xavi e Laporte
Segundo a imprensa espanhola, Xavi e Laporta não vinham se entendendo nos últimos meses. O Barça passa por um grande problema financeiro, de acordo com o site “The Athletic”, a equipe da Catalunha irá precisar cobrir um buraco de cerca de 130 milhões de euros (R$ 724 milhões na cotação atual) em suas contas para poder contratar novos jogadores. O técnico havia falado publicamente que o clube teria dificuldade para se reforçar na próxima janela, e essa afirmação desagradou o presidente do clube. Fora isso, a equipe passou em braco nesta temporada e não conquistou nenhum título das competições que disputou.
A situação se complicou ainda mais pelo retrospecto elevado de seu maior rival, Real Madrid, nesta temporada. A equipe merengue levou a La Liga com extrema facilidade, tendo vencido a competição com quatro rodadas de antecedência e estão na final da Champions League. Fora isso, a equipe tem se reforçado bem e tem mantido um time forte em cada temporada, trazendo nomes de peso no futebol, o que fez com que o cenário da equipe catalã fique negativo. Além disso, o Barça perdeu todos os jogos para o rival nesta temporada.
Desempenho de Xavi no Barcelona
Xavi Hernández assumiu o Barcelona em novembro de 2021, após a demissão de Ronald Koeman. Em 141 jogos no comando da equipe, ele tem um aproveitamento de 68,7%. O ex-jogador do clube ajudou o Barça a conquistar o Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha na temporada 2022/23, os dois primeiros títulos da equipe após a saída de Messi.
O técnico também foi responsável por dar mais minutagem para jogadores vindos de La Masia, tendo conseguindo integrar jogadores com Lamine Yamal e Pau Cubarsí a equipe principal do Barcelona, os dois jogadores hoje são peças importantes da equipe.