O Barcelona foi um dos clubes que mais se reforçou na janela de transferências do início da temporada europeia, mas ainda se encontra em uma situação financeira bastante complicada. A diretoria do clube já vem trabalhando internamente na avaliação de contratos e em possíveis vendas que possam ocorrer para equacionar a crise financeira. O jornal catalão “Sport” indicou que o Barça tem jogadores “intocáveis”, mas outros que anteriormente eram importantes, podem tomar a rota de saída.
Um desses casos é o do volante Sérgio Busquets, que durante muitas temporadas foi titular da equipe e consolidado como um dos jogadores mais importantes na história recente do Barcelona. O atleta, no entanto, tem o seu vínculo próximo do fim e não deve renovar. De acordo com a imprensa europeia, Busquets deverá atuar na MLS, elite do futebol dos Estados Unidos, a partir da metade de 2023, quando a atual temporada na Europa vai terminar.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Desta forma, o caminho do jogador espanhol está praticamente definido, mas o Barcelona ainda tem questões a resolver. Nomes como Gerard Piqué e Jordi Alba, que assim como Busquets fizeram parte de uma história recente do clube, também devem sair. Os dois, no entanto, encerram os seus vínculos em 2024, mas seus salários são considerados altos para os padrões atuais. O Barcelona pode tentar uma renegociação ou mesmo liberar os jogadores para procurarem um novo clube.
Outro caso que ainda está aberto envolve o holandês Frenkie de Jong. O jogador já havia sido colocado na lista de transferências no começo da temporada e chamou a atenção de clubes como Chelsea e Manchester United. No entanto, por opção própria, de Jong resolveu permanecer no Barcelona para ser aproveitado pelo técnico Xavi Hernández.
De acordo com a imprensa espanhola, sua situação mudou e, neste momento, tanto o clube quanto o treinador não querem a sua saída. Apesar disso, se uma boa proposta chegar, o Barcelona não descarta uma negociação. Frenkie de Jong também tem um salário considerado acima dos padrões do clube catalão neste momento.
Além das saídas, o Barcelona também espera a chegada de reforços. O clube, no entanto, deverá optar pela chegada de jogadores livres no mercado. Nomes como N’Golo Kanté e Jorginho, ambos do Chelsea, já estão sendo especulados. Até o momento, nenhuma proposta avançou.