Futebol Internacional
Barcelona sofre prejuízo milionário ao perder patrocínios pela saída de Messi
— Continua depois da publicidade —
De acordo com uma agência de serviços internacionais, EFE, a ausência de Messi, ídolo argentino, do Barcelona, espantou um patrocínio de 60 milhões de euros com uma empresa indiana. O time busca por um patrocínio máster, já que o contrato atual, com um patrocinador japonês, acaba no próximo ano.
O Barcelona chegou a rejeitar, nos últimos dois meses, duas propostas de patrocinadores que tinham a intenção de estampar suas marcas no uniforme catalão no período de 2022 a 2023. De acordo com a EFE, agência criada na Espanha, uma das ofertas foi feita pela empresa ‘cryptoexchanes’, uma espécie de corretora de criptomoedas. A segunda proposta, no entanto, foi de uma empresa indiana voltada à educação à distância. Ambas as ofertas ultrapassaram 55 milhões de euros anuais, valor estimado mais de 300 milhões de reais.
Durante conversas, a empresa ‘cryptoexchange’, uma das três maiores do setor, chegou a propor 70 milhões, que equivalem a cerca de R$459 milhões, somados a 20% de bônus ao clube espanhol. O valor passou por todos os departamentos administrativos do clube, incluindo o ‘compliance’, setor responsável pela organização da empresa diante do mercado em que atua, mas não agradou e nem convenceu a área comercial, tampouco a diretoria, já que se trata de uma área controversa.
Fim da novela: Paris Saint-Germain anuncia a contratação de Messi
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Em relação à oferta indiana e a saída de Messi, Joan Laporta, presidente do FC Barcelona, recebeu a proposta da instituição dedicada ao ensino online. O valor chegou a 58 milhões de euros, avaliados em R$380 milhões, somados à 15%, proposta condizente com os valores defendidos pelo clube. O patrocinador poderia incluir parcerias com as academias do Barcelona e com o Barça Innovation Hub, área de inovação tecnológica. Inicialmente a empresa ofereceu 40 milhões, mas cedeu e aumentou a quantia, mesmo assim, o Barcelona queria que a oferta ultrapassasse os 60 milhões anuais, assim, a negociação foi adiada para ser fechada em maio. Quando tudo estava prestes a ser concluído, Lionel Messi, deixou o clube espanhol no início de agosto, então, tudo foi por água abaixo.
Em entrevista para jornal, Messi revela desejo de voltar ao Barcelona: ‘É o clube que amo’
Desta forma, o Barça está em busca de um patrocínio máster, uma vez que o contrato com a empresa japonesa Rakuten, patrocinadora atual, termina em 2022. O clube busca por um contrato com investimentos sauditas, mas que gera polêmica nos bastidores, isso porque a Assembleia Geral de Comissões aprovou a inclusão nos Estatutos do compromisso de combate à discriminação de gênero, homofobia, sexismo e racismo, valores que não estão alinhados com o patrocinador pertencente ao governo saudita.