No jogo mais aguardado da segunda fase da Liga Europa, o Barcelona recebeu o Manchester United, nesta quinta-feira (16), no Camp Nou. Em grande jogo e com a rede balançando apenas no segundo tempo, as equipes empataram por 2 a 2; Alonso e Raphinha marcaram para o Barça, enquanto Rashford e Koundé (contra) fizeram os gols do Manchester United.
Na escalação para o jogo, o técnico Xavi Hernández mandou a campo o que tinha de melhor e o Barcelona entrou com a formação que já vem tendo um bom desempenho em LaLiga. Pelo lado do Manchester United, o retorno de Casemiro, que recentemente esteve suspenso na Premier League, foi uma das principais novidades da equipe inglesa.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
PRIMEIRO TEMPO:
O jogo começou com o Manchester United buscando o ataque e pressionando o Barcelona no campo defensivo. A primeira chance veio aos seis minutos, quando Rashford tocou para Bruno Fernandes finalizar, mas a bola pegou na defesa do Barcelona. O clube catalão respondeu pouco depois quando Lewandowski foi lançado no ataque e finalizou para defesa de David De Gea.
O Barça voltou a ameaçar aos 12 minutos, quando Marcos Alonso cobrou falta por cima. O jogo ficou um período sem lances de perigo, até que aos 26 minutos, Wan-Bissaka fez jogada pela direita e cruzou para Sancho finalizar, mas Ter Stegen mandou pra escanteio. Pouco depois, Weghorst foi lançado, saiu de frente para o goleiro do Barça, mas finalizou para boa defesa de Ter Stegen.
Aos 30 minutos, o Manchester United teve falta pela esquerda. Bruno Fernandes cobrou para a área, Casemiro cabeceou, mas novamente Ter Stegen defendeu. Três minutos depois foi a vez de Rashford finalizar, mas novamente o goleiro do Barcelona apareceu para defender. Após erro da defesa do United, Jordi Alba recuperou e bateu cruzado, mas De Gea defendeu. Ainda no primeiro tempo, Xavi Hernández precisou fazer uma mudança por lesão: Pedri saiu para a entrada de Sergi Roberto.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações. A primeira chance foi do Barcelona logo com dois minutos. O brasileiro Raphinha pegou o rebote da defesa e mandou pra fora. Logo depois quem chegou foi o Manchester United, quando Sancho recebeu na frente e finalizou pra fora.
Até que aos quatro minutos, o Barcelona fez o primeiro gol. Raphinha cobrou escanteio pela direita, a bola viajou na área do Manchester United e Alonso apareceu para cabecear no canto, sem chances para David De Gea: Barcelona 1 a 0.
Não demorou e o Manchester United conseguiu empatar. Em jogada iniciada por Bruno Fernandes, o português passou para Fred lançar. Rashford apareceu na frente, invadiu a área em velocidade e bateu cruzado entre o goleiro Ter Stegen e a trave: 1 a 1.
Pouco depois Rashford teve outra chance, mas a defesa conseguiu travar. O Barcelona respondeu em velocidade e Raphinha foi lançado pela direita, o brasileiro bateu de fora da área e De Gea segurou firme. Aos 14 minutos, Rashford fez grande jogada pela direita e cruzou na área, Bruno Fernandes desviou e Koundé acabou fazendo contra: Manchester United 2 a 1.
Após sofrer o segundo gol, o técnico Xavi Hernández resolveu fazer três mudanças na equipe, mandando a campo nomes como Ansu Fati, Balde e Christensen. Pouco depois, Lewandowksi bateu falta e jogou por cima. O United respondeu com Fred, que avançou em velocidade e chutou pra fora. Aos 28, Gavi parou ataque do Manchester United e recebeu o cartão amarelo, ficando assim suspenso para o jogo da volta.
Aos 31 minutos, o Barcelona garantiu o empate. Koundé tocou para Raphinha pela direita, o brasileiro trouxe para a perna esquerda e cruzou na área, Lewandowski foi na bola, mas deixou passar e surpreendeu De Gea. Assim, o gol foi confirmado para Raphinha: 2 a 2.
A virada quase veio pouco depois, quando Ter Stegen lançou para o ataque e Raphinha finalizou, mas o goleiro De Gea espalmou pra fora. Na sequência, Ansu Fati arriscou de fora da área e mandou pela linha de fundo. O Barcelona teve nova chance após os 40 minutos, quando, após bate rebate na área, a bola tocou na trave. Pouco depois, Ansu Fati finalizou e De Gea fez grande defesa. A pressão do Barcelona ainda seguiu no final e Araújo teve a última oportunidade, mas mandou pra fora.
COMO FICA:
Com o empate, segue tudo em aberto para o segundo jogo, a ser disputado no próximo dia 23 de fevereiro, em Old Trafford. Quem vencer na volta, avança. Em caso de novo empate, teremos disputa de prorrogação. O Barcelona volta a campo no próximo domingo (19), às 17hs (de Brasília), quando recebe o Cádiz, pela LaLiga. O Manchester United, no mesmo dia, mas às 11hs (de Brasília), joga em casa diante do Leicester.