O Barco Brasil alcançou a terceira colocação na classe HPE-25 durante a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, evento realizado em dois fins de semana em Ilhabela (SP).
A equipe, composta por José Guilherme Pereira Caldas, Guto Campelo, Juliana Duque e Rafael Martins, somou 18 pontos, considerando o descarte do pior resultado, após a conclusão de oito regatas.
O Crazy Phoenix, comandado por Mário Lindenhayn, sagrou-se campeão da classe HPE-25 com 14 pontos, mesma pontuação do vice-campeão Ginga de Breno Chvaicer.
No sábado anterior, o Barco Brasil já havia conquistado um pódio na Regata VelaShow, evento realizado em paralelo à feira dedicada exclusivamente à vela, que teve como destaque a exposição da Volta ao Mundo.
“Estamos há cinco anos com o José Guilherme e agora com um HPE-25 novo. Estamos em uma crescente! As regatas foram muito disputadas nesses três dias e foi muito proveitoso para a gente!”, explicou o medalhista pan-americano Rafael Martins.
Rafael Martins e Juliana Duque são bicampeões brasileiros de Snipe e medalhistas pan-americanos em Lima 2019 e Santiago 2023. A baiana Juliana Duque também é tricampeã mundial de Snipe.
A equipe, que recentemente foi campeã da XVIII Regata Aleixo Belov no Aratu Iate Clube, em Simões Filho (BA), agora se prepara para a Semana de Vela de Ilhabela de Monotipos na classe HPE-25, que ocorrerá em julho. Para a SIVI Daycoval de Oceano, maior evento da vela oceânica da América do Sul, o time competirá com o Barco Brasil Mussulo 55.
A participação do Barco Brasil faz parte do treinamento de José Guilherme Caldas para a Globe40, regata de Volta ao Mundo em duplas, que começará em 2025. Caldas estará a bordo de um Class40, ao lado de Luiz Bolina, enfrentando os desafios dos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco nessa histórica disputa pelos mares do mundo.
A Globe40 está agendada para 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa, abrangendo mais de 30.000 milhas de regata.