A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, marcada para ocorrer de 20 a 27 de julho, apresentará o novo Prêmio Classe Brasil na categoria dos Clássicos, além de duas novas honrarias para reconhecer a dedicação e o talento dos velejadores.
Os novos prêmios, “Conjunto da Obra” e “Originalidade”, foram criados para celebrar os comandantes e tripulantes que mantêm suas embarcações clássicas em estado impecável e em sua forma original ao longo dos anos. Para competir entre os veleiros Clássicos, os barcos devem ser modelos de 1979 ou anteriores.
“Vamos ter um prêmio diferenciado este ano, que será dado ao barco mais original e ao conjunto da obra, ou seja, o barco que está mais elegante, melhor arrumado, melhor equipado, e com a tripulação mais organizada”, destacou Atila Bohn, comandante do Atrevida. “O prêmio da originalidade, inédito no Brasil, analisará o quanto o barco está perto do estado original. Todos os detalhes serão avaliados”, completou.
O barco homenageado desta edição será o MorgaZecK, comandado por Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes. Este veleiro finlandês, um Swan 48 fabricado em 1974, participará das regatas na categoria Clássicos.
Categorias dos Novos Prêmios:
Conjunto da Obra: Homenageia a trajetória e o esforço contínuo dos proprietários que mantêm suas embarcações em excelente estado de conservação e preservação.
Originalidade: Destaca as embarcações que mantêm suas características originais de forma impressionante, incluindo design, materiais e detalhes autênticos.
A lista de barcos inscritos pode ser acessada aqui.
A Regata Mitsubishi – Eduardo de Souza Ramos também está confirmada na programação da SIVI Daycoval 2024, com o Campeonato por Equipes incluindo um trio de ORC, Clássicos e BRA-RGS. O vencedor receberá o Troféu Penduick, que é transitório.