O fisiculturismo brasileiro e o Mr. Olympia Brasil Expo têm atraído cada vez mais jovens, com atletas entre 16 e 17 anos iniciando na modalidade. Muitos já treinam com o objetivo de competir em grandes eventos, como o citado acima, considerado o maior da América Latina.
Inspirados por ícones como Ramon Dino, Rafael Brandão e Francielly Mattos, esses jovens buscam destaque nos palcos, sonhando em seguir os passos de seus ídolos. Lá, eles recebem todo o suporte necessário para maximizar seu potencial, com foco em disciplina, nutrição e treinamento especializado.
Segundo o treinador e ex-Mister Universo júnior, Emmanuel Dos Martyres, a mudança de mentalidade é visível: “Hoje, os jovens já enxergam o bodybuilding como uma carreira. O esporte passou a ser encarado como uma plataforma profissional desde cedo, o que não acontecia no passado.”
A motivação para começar no fisiculturismo também passou por uma transformação. Anteriormente, muitos jovens entravam nas academias sem a intenção de competir. Hoje, a busca pelo estrelato e pelos palcos de competição é a principal meta assim que eles atingem a maturidade física necessária.
Essa nova mentalidade reflete a evolução do esporte, que agora é encarado como uma plataforma profissional desde o início da carreira. “O bodybuilding exige muito tempo de prática e paciência. Os jovens precisam de maturidade muscular. Assim, quando o atleta começa cedo e é bem direcionado, consegue otimizar o potencial de crescimento”, acrescenta Martyres.
Atletas promissores, como Erik Hoesel, de 24 anos, treinam em centros especializados, como o C.T. da Dark House, da Integramedica, em São Paulo.
Ele competirá na categoria classic physique e tentará conquistar um dos 21 pro cards distribuídos no Mr. Olympia Brasil Expo.
“Todo o ensinamento que recebi desde cedo mudou completamente a minha visão de trabalho. A preparação e o foco são determinantes”, afirma Hoesel.
Além do campeonato de fisiculturismo, o Mr. Olympia Brasil Expo contará com uma feira de nutrição esportiva e moda fitness, além de proporcionar um espaço para interação entre os fãs e grandes nomes do esporte no Olympia Talks. O evento também incluirá competições de modalidades inusitadas, como strongman, power bíceps, pillow fight, parajiu-jitsu e luta de braço.
O Mr. Olympia Brasil Expo 2024 acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e reunirá mais de 1.300 competidores.
“A crescente popularidade do fisiculturismo é uma tendência global e garante a sobrevivência do nosso evento. Isso move uma indústria em permanente evolução, que é a da nutrição esportiva. E é assim que tem que ser. Não existe nada no mundo que permaneça na mente e no coração das pessoas sem passar por um processo de renovação”, afirma Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group.