O Fluminense pode ingressar na disputa do NBB (Novo Basquete Brasil) na próxima temporada. Após reunião na última terça-feira (9), a equipe carioca sinalizou com interesse para ingressar na competição, que tem início previsto para outubro ou novembro deste ano. As informações são do jornalista Guilherme Tadeu.
O interesse por parte do Flu não é recente. O clube chegou a ter um projeto para disputar a Liga Ouro, que antigamente servia como uma divisão de acesso para o NBB. O campeonato também era organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). No entanto, não foi a frente.
Ao lado do Tricolor das Laranjeiras, outros dois clubes também mostraram vontade: Praia Clube, de Minas, e o Vitória, da Bahia. O Cruzeiro também tinha interesse, mas desistiu. O Tricolor das Laranjeiras e o Rubro-Negro baiano têm até o dia 24 de julho para atender os pedidos da LNB. As vistorias técnicas foram feitas nos respectivos ginásios ao longo do último mês. Se os dois clubes atenderem às solicitações, a entrada no NBB será analisada pela Comissão dos Clubes.
O clube tricolor poderia utilizar o Ginásio das Laranjeiras ou o Ginásio da Hebraica. O time feminino do Fluminense de vôlei utiliza a estrutura da Hebraica, o que seria um facilitador pela estrutura já existente para receber o basquete.
Dos cariocas, o NBB conta com Flamengo, vice-campeão da última temporada, além de Botafogo e Vasco, clubes que caíram na primeira fase dos playoffs da edição 2023/2024.
Cruzeiro declina do interesse
A Raposa afirmou que não tem condições de cumprir os prazo estabelecidos pela LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade que organiza a competição, e por isso não vai ingressar na próxima temporada, que deve começar entre outubro e novembro deste ano.
– Apesar dos esforços intensivos e das negociações contínuas com nossos parceiros e com o clube, temos entendimento que os prazos necessários para as adequações, sejam de estruturas ideais para treinamentos ou jogos de nossa equipe, ultrapassam as datas previstas da competição – começa o Cruzeiro.
– Nosso principal objetivo hoje é nos manter no cenário das principais competições do nosso país, continuar a fazer parte do quadro de equipes da Liga Nacional e estar melhor preparados para a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) 2025 e para participar do NBB temporada 2025-2026, a principal competição do Basquete Nacional – completou.
NBB
Na temporada 2023/2024, o NBB contou com 19 participantes, um recorde na história do torneio. O Franca acabou como campeão, com o Flamengo sendo vice e o Minas o terceiro colocado.