Copa do Mundo - Qatar 2022

Bélgica mostra eficiência e estreia na Copa do Mundo com vitória sobre o Canadá

Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images

Em uma partida bem disputada, Bélgica e Canadá estrearam na Copa do Mundo 2022 na tarde desta quarta-feira (23), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan/QAT. Os canadenses apresentaram muito mais volume ofensivo e desperdiçaram pênalti nos minutos iniciais. Os belgas foram mais eficientes quando chegaram ao ataque e venceram por 1 a 0, com gol marcado por Batshuayi na reta final do primeiro tempo.

+ Veja como foi o jogo

Foto: JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

O Canadá surpreendeu com um forte desempenho tático e dominou as principais ações do primeiro tempo, mesmo com a primeira finalização da partida executada por Batshuayi e defendida por Borjan. Baseado no 3-4-3, os meio-campistas aumentavam a quantidade no setor ofensivo quando atacavam e fortaleciam a marcação no momento de defesa. Aos seis minutos, após escanteio cobrado por Alphonso Davies, Buchanan finaliza, a bola desvia e Courtois defende. Mas, após reclamação dos canadenses e revisão da arbitragem de vídeo, foi visto o toque da bola com a mão de Carrasco e o pênalti foi marcado. Na cobrança, porém, Courtois defendeu chute de Davies e evitou a desvantagem belga.

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link.

Com 15 minutos, eram 7 a 1 nas finalizações do Canadá e a pressão continuava com a boa movimentação dos jogadores no ataque. Hoilett, Hutchinson, Johnston e Jonathan David tiveram suas oportunidades, mas não conseguiram acertar o alvo. A primeira real chegada da Bélgica veio aos 22, quando Tielemans recebeu de Eden Hazard e tocou para Batshuayi, mas foi bloqueado por Milan. Porém, 20 minutos depois, os belgas foram felizes na finalização. Alderweireld lançou da intermediária defensiva, Batshuayi apareceu entre os zagueiros na área e finalizou cruzado no lado esquerdo de Borjan para abrir o placar.

(Photo by JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images)

A vantagem trouxe ainda mais tranquilidade para trabalhar no segundo tempo. O técnico Roberto Martínez fortaleceu a marcação ao concentrar a primeira linha defensiva com cinco jogadores para impedir os ataques adversários e aproveitar os espaços cedidos para garantir a vitória. O meia Stephen Eustáquio foi o principal articulador do Canadá nas finalizações, mas não conseguia levar perigo ao gol defendido por Courtois, que pouco trabalhou na segunda etapa.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Com o cansaço dos atletas, o meio-campo belga teve muito mais espaço e tranquilidade para colocar em prática tal estratégia. Kevin de Bruyne apareceu mais por todos os corredores como um jogador mais propenso a acionar os atacantes, que não conseguiram passar pela zaga oponente. Nos minutos finais, o cenário ficou ainda mais aberto, com os desenhos táticos muito bem evidentes. O Canadá tentou até o fim, teve o triplo de tentativas ao gol, mas não conseguiu empatar o jogo.

(Photo by PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images)

Com o resultado, os Diabos Vermelhos assumem a liderança do Grupo F com três pontos ganhos, enquanto os Canucks não pontuam e seguem sem marcar em suas participações na Copa do Mundo. A próxima rodada da chave será realizada nesse domingo (27). A Bélgica vai enfrentar o Marrocos às 10h da manhã no Estádio Al Thumama, em Doha/QAT, enquanto o Canadá terá a Croácia como adversária logo depois, às 13h, no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayyan/QAT.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo