Em jogo valendo a liderança do Campeonato Português, o Porto recebeu o Benfica, nesta sexta-feira (21), no Estádio do Dragão. A equipe do técnico Sérgio Conceição precisaria vencer por dois gols de diferença para assumir a primeira posição, enquanto o Benfica se manteria na frente com qualquer vitória e até mesmo empate. Quem levou a melhor foi o Benfica, que voltaram a vencer no Estádio do Dragão e abriu seis pontos de vantagem na liderança; Rafa Silva fez o gol do jogo.
No começo do jogo, a primeira finalização foi do Benfica, quando Rafa Silva arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa do Porto e foi para escanteio. A partir daí, o time da casa começou a criar as melhores chances para abrir o placar. Após cruzamento pela esquerda, Vlachodimos saiu mal e Otávio finalizou por cima do gol. Aos dez, Zaidu cruzou da esquerda, Taremi cabeceou no canto e mandou pra fora.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A melhor chance, no entanto, viria minutos depois. Em boa jogada pela esquerda, Galeno cruzou para a área, Taremi cabeceou no canto e o goleiro Vlachodimos fez uma defesa sensacional para salvar o Benfica. Os visitantes só voltaram a ter chances após os 20 minutos, quando Grimaldo cruzou da esquerda, Rafa Silva cabeceou e o goleiro Diogo Costa fez a defesa.
Aos 27, o Porto ficou com um jogador a menos quando Eustáquio fez falta sobre Bah e recebeu o segundo cartão amarelo. Com um a mais, o Benfica criou a sua principal chance. Aursnes fez jogada pela esquerda e finalizou, a bola pegou na trave e sobrou com Gonçalo Ramos, que cabeceou no travessão. Ainda no primeiro tempo, o Porto teve a oportunidade em cabeçada de David Carmo, mas a bola foi da fora.
Na volta para a segunda etapa, o Benfica voltou com três mudanças: Draxler, Gilberto e David Neres entraram nos lugares de Bah, João Mário e Enzo Fernández. Nos primeiros dez minutos, o Benfica assumiu uma postura ofensiva, enquanto o Porto tentava se defender da melhor maneira, mas sem chegar muito ao ataque. Neste período, o jogo teve poucas chances de gol.
Pela esquerda, o Benfica chegou duas vezes. Na primeira, Grimaldo parou na defesa de Diogo Costa. Na segunda, o espanhol cruzou para Rafa Silva, que finalizou pra fora após desvio em David Carmo. O Porto tentou responder com Taremi, mas a jogada havia sido parada por falta sobre Vlachodimos no começo do lance.
Logo depois, as duas equipes optaram por mudanças. Pelo lado do Benfica, Draxler, machucado, deu lugar a Musa. No Porto, Evanilson saiu para a entrada de Gabriel Veron. Pouco depois, Gilberto tentou fazer o corte, mas mandou contra o próprio gol e Vlachodimos espalmou para salvar o Benfica.
Aos 28, em rápido ataque do Benfica, Rafa Silva tocou para David Neres pela esquerda. O brasileiro parou e devolveu a Rafa. O atacante português virou e bateu no canto. No começo do lance, a arbitragem marcou impedimento de Neres. No entanto, na revisão do VAR, o gol foi confirmado: Benfica 1 a 0.
Atrás no placar, Sérgio Conceição fez algumas mudanças, incluindo a entrada de Toni Martínez. O atacante espanhol teve boa chance depois de cruzamento de Pepê, mas acabou parando na defesa do goleiro Vlachodimos. O Porto ainda tentou uma pressão final, mas não conseguiu o empate. Com isso, o Benfica chegou aos 28 pontos e abriu seis pontos de vantagem na liderança.
O Benfica volta a campo no próximo dia 25 de outubro, quando recebe a Juventus, pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Porto, por sua vez, joga no dia seguinte, quando visita o Club Brugge, da Bélgica, também em jogo da competição continental.