Bolívar e Flamengo se enfrentam nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz, que fica 3.600 metros acima do nível do mar. O duelo é válido pela partida de volta das oitavas de final da Copa CONMEBOL Libertadores. Na ida, no Maracanã, o Flamengo fez 2 a 0, no entanto esperava-se mais da equipe que tem a altitude como grande adversário já que o placar a seu favor não é elástico.
Como chega o Flamengo
O Flamengo chega para a partida com muitos problemas e um princípio de crise, o Rubro-Negro não vem desempenhando bom futebol e tem problemas graves com lesões de seus titulares. Nos últimos cinco jogos, o Flamengo venceu apenas um, contra o próprio Bolívar na ida, e mesmo com a vitória, o desempenho foi criticado e o placar foi considerado curto para uma equipe que ainda precisa ir a La Paz para se classificar.
Como chega o Bolívar
Já o Bolívar é o líder do campeonato nacional e conseguiu não ser goleado pela equipe Carioca, o que facilita o trabalho para o jogo de volta em casa diante de sua torcida. No último jogo antes do confronto, o clube boliviano poupou alguns atletas e tropeçou com o San Antonio, da parte debaixo da tabela do campeonato.
RETROSPECTO
O retrospecto do confronto é equilibrado, são sete jogos, três vitórias para cada lado e um empate, as equipes se enfrentaram na fase de grupos, em La Paz 2 a 1 para o Bolívar, e no Maracanã 4 a 0 para o Flamengo. O Bolívar nunca perdeu para o Rubro-Negro em La Paz, são três vitórias, mas precisa de um feito inédito, uma vitória por três gols de diferença para avançar sem a necessidade de disputa de pênaltis, caso vença por dois gols, coisa que já aconteceu, a vaga para enfrentar Peñarol ou The Strongest será decidida em cobranças de pênalti.
FICHA DO JOGO
Bolívar x Flamengo – Libertadores – oitavas de final – 2º jogo
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia
Data e horário: 22/08/2024 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Transmissão: ESPN, na TV Fechada e Disney+, no streaming
Árbitro: Yael Falcón (ARG)
Assistentes: Facundo Rodríguez (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Pulgar, De La Cruz, Gerson; Luiz Araújo, Bruno Henrique. Técnico: Tite.
Bolívar: Lampe; Jesús Sagredo, Orihuela, Anderson de Jesus e José Sagredo; Justiniano, Saucedo e Vaca; Fábio Gomes, Bruno Sávio e Oviedo. Técnico: Flavio Robatto.
PALPITES
Leando Azevedo, setorista do Flamengo no ENM:
“O Flamengo entra em campo para o que pode ser o jogo mais importante da temporada. Apesar de ter construído uma vantagem no Maracanã, a altitude de La Paz, acima dos 3.000 metros, representa um desafio perigoso. O time terá que enfrentar a pressão constante dos bolivianos, além de lidar com desfalques e um momento delicado. Ainda assim, acredito que o Flamengo conseguirá segurar um empate.”
Palpite: Bolívar 1×1 Flamengo
Victor Hugo Motta, setorista do Flamengo no ENM:
“O Flamengo chega para o confronto em um momento conturbado, mas não pode permitir o extra-campo influenciar no desempenho. O desafio é complicado e uma eliminação causaria um problema enorme no clube, mas apesar da dificuldade de se jogar na altitude de La Paz acredito que o Flamengo irá fazer a técnica prevalecer e avançar para as quartas de final”
Palpite: Bolívar 2×1 Flamengo
Pedro Maior, setorista do Flamengo no ENM:
“O Flamengo vai precisar mostrar que quer continuar na Libertadores, por isso, vai precisar segurar o Bolívar na altitude com muitos desfalques de peso. Provavelmente irá jogar no erro do time boliviano pra tentar achar uma bola salvadora. Acredito que o Rubro-Negro perderá o jogo, mas ainda assim acredito na classificação.”
Palpite: Bolívar 2×1 Flamengo