Em duelo movimentado neste sábado (18) de Bundesliga, o Borussia Dortmund venceu o Colônia por 6 a 1 no Signal Iduna Park em jogo histórico para Marco Reus.
Raphael Guerreiro e Sebastien Hallen foram os autores dos dois primeiros gols, mas Reus recebeu todo o protagonismo por chegar ao 160º gol, tornando-se o maior artilheiro da história do Dortmund em jogos oficiais.
Ainda no primeiro tempo, Malen contribuiu com o quarto gol e Selke diminuiu para o Colônia. Na etapa complementar, Haller e Reus marcavam novamente e definiram a goleada.
Com a vitória, o Borussia Dortmund chegou a 53 pontos na liderança da tabela da Bundesliga e torcerá contra o vice-líder Bayern de Munique (52) na sequência da 25ª rodada. O Colônia segue com 27 pontos, em 13º lugar.
Marco Reus fez história no primeiro tempo
Disposto à tentar surpreender nos contragolpes, o Colônia iniciou a partida priorizando as linhas no campo defensivo. O Borussia Dortmund precisou de 14 minutos para conseguir finalizar, mas logo quebrou o sistema defensivo adversário.
Aos 15′, Malen deu um tapa na bola para deixar o marcador para trás no lado direito e cruzou rasteiro para Raphael Guerreiro concluir no canto esquerdo para abrir o placar.
Logo na sequência, os atuais líderes da Bundesliga ampliaram com um golaço coletivo. Na tabelinha de Bellingham e Guerreiro, a bola terminou com Sebastien Hallen, dentro da área, acertando um chute firme no ângulo para deixar o placar em 2 a 0.
O Colônia tentou responder com Adamyan buscando o canto direito dentro da área e Ljubicic arriscando de fora pela esquerda, mas o Borussia logo retomou o controle das ações e chegou à um gol histórico aos 32 minutos.
Em mais um excelente movimento, Bellingham fez o levantamento nas costas da defesa para Malen ajeitar no peito e bater no gol. Schwabe fez a defesa parcial, mas na sequência do lance dentro da área, Guerrero rolou na medida para Reus mandar no ângulo e tornar-se o maior artilheiro da história do Borussia Dortmund.
Ainda houve tempo para Malen deixar a sua marca artilheira em chute no ângulo direto após assistência de Mikilas Sule. Antes do intervalo, Selke diminuiu para o Colônia na pequena área na segunda tentativa consecutiva, pois Meyer evitou o gol na primeira.
Borussia Dortmund ampliou goleada após o intervalo
No segundo tempo, o Borussia Dortmund naturalmente diminuiu a intensidade para administrar a grande vantagem conquistada na etapa inicial. No entanto, aos 9′, o Colônia chegou com perigo novamente depois que Selke falhou no cabeceio em cruzamento de Jonas Hector.
Posteriormente, o Colônia executou três alterações para a sequência da etapa complementar com as entradas de Huseinbasic, Eric Martel e Linton Maina. Entretanto, os mandantes estavam com “fome de gol” e aproveitaram para ampliar a vantagem.
Aos 24′, Sebastién Haller marcou o quinto do Borussia em chute firme no centro do gol após ótima ocupação de espaço. No minuto seguinte, Marco Reus marcou o seu gol número 161 no ângulo esquerdo após bola levantada por Malen em mais um golaço, fechando a espetacular atuação contra o Colônia.
FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 6-1 COLÔNIA
Data: 18/03/2023, 14:30
Estádio: Signal Iduna Park
Competição: Bundesliga 2022/23 – 25ª Rodada
Gols: 1T 15′ Raphael Guerreiro (DOR); 1T 17′ S.Haller (DOR); 1T 32′ M.Reus (DOR); 1T 36 Malen (DOR); 1T 42′ D.Selke (COL); 2T 24′ Haller (DOR); 2T 25′ Reus (DOR)
Substituições – DOR: A.Modeste (S.Haller); G.Reyna (M.Reus); T.Meunier (D.Malen); T.Rothe (J.Ryerson); M.Hummels (M.Dahoud)
Substituições – COL: D.Huseinbasic (F.Kainz); Eric Martel (J.Chabot); L.Maina (A.Adamyan); S.Tiggees (D.Selke); K.Schindler (D.Ljubicic)
Borussia Dortmund (4-3-3): A.Meyer; M.Wolf, N.Sule, N.Schlotterbeck, J.Ryerson; J.Bellingham, M.Dahoud, Raphael Guerreiro; D.Malen, S.Haller, M.Reus.
Colônia (4-2-2-2): M.Schwabe; B.Schmitz, T.Hubers, J.Chabot, J.Hector; E.Skhiri, M.Olesen; D.Ljubicic, F.Kainz; S.Adamyan, D.Selke