Na abertura da 31ª rodada da Bundesliga nesta sexta-feira (28), o Borussia Dortmund empatou com o Bochum por 1 a 1 no Vonovia Ruhrstadion
A etapa inicial ficou marcada por forte intensidade e dois gols rápidos para ambas equipes. Losilla abriu o placar rapidamente para os mandantes, mas Adeyemi buscou o empate logo na sequência.
No segundo tempo, o Borussia Dortmund não conseguiu traduzir a posse de bola em volume de jogo e acabou deixando o campo com um indigesto empate.
Com o resultado, o Dortmund foi à 61 pontos e pode ser ultrapassado pelo vice-líder Bayern de Munique (59) na sequência da rodada, além de ser pressionado pelo terceiro colocado Union Berlin (55). O Bochum foi à 28 pontos e segue em 15º lugar, uma posição acima do Stuttgart (25).
Primeiro tempo movimentado no clássico de Ruhr
O grande clássico começou extremamente agitado, pois os mandantes abriram o placar com apenas 4′. Losilla aproveitou bola rebatida na zaga do Dortmund para chutar firme na meia-lua e acertar um golaço sensacional.
Porém, a vantagem durou pouco pois os atuais líderes da Bundesliga buscaram o empate rapidamente. Malen recebeu lançamento em profundidade pela direita e cruzou na medida para Adeyemi concluir e deixar tudo igual.
Na sequência do primeiro tempo, o Borussia Dortmund teve uma chance de ouro para virar a partida graças à uma excelente jogada de Jude Bellingham pelo lado direito, mas Riemann fez uma ótima defesa. No rebote, Adeyemi finalizou para fora e desperdiçou a oportunidade.
Na reta final, ainda houve tempo para o Bochum ameaçar novamente graças à Hofmann, recebendo um cruzamento de preciso de Asano para finalizar com perigo pelo lado direito da trave. No entanto, o primeiro tempo terminou com empate por 1 a 1.
Bochum resistiu à pressão na reta final e arrancou empate contra o Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund voltou com maior ímpeto ofensivo para o segundo tempo, mas o Bochum cresceu com pressão alta, dificultando a criação de chances reais de gol para os comandados de Edin Terzić.
Do outro lado, os mandantes conseguiram as melhores de gol na etapa complementar. Stoger teve boa oportunidade de fora da área, mas parou no goleiro Kobel.
Moukoko teve uma rapa oportunidade para o Borussia Dortmund dentro da área e arriscou chute no canto direito após passe de Marco Reus, só que Riemann fez um boa intervenção.
Já na reta final, Ryerson cruzou na área e Malen recebeu para arriscar no lado esquerdo, mas acabou exagerando na força e errou o alvo, em mais uma chance rara de gol no segundo tempo.
Nos acréscimos, o Borussia Dortmund teve uma grande chance com Modeste testando firme no centro da área em cruzamento de Bellingham, mas a bola passou ao lado da trave esquerda.
Aos 48′ do segundo tempo depois que Reyna foi derrubado por Losilla e permitiu uma falta muito perigosa, que terminou em defesa do goleiro após sobra de Emre Can fora da área. A chance final veio aos 53 minutos, em cruzamento de Sule e na testada firme de Bellingham para fora, confirmando o indigesto empate.
FICHA TÉCNICA
BOCHUM 1-1 BORUSSIA DORTMUND
Data: 28/04/2023, 15:30
Estádio: Vonovia Ruhrstadion
Competição: Bundesliga 2022/23 – 30ª Rodada
Gols: 1T 5′ A.Losilla (BOC); 1T 7′ K.Adeyemi (DOR)
Substituições – BOC: M.Broschinski (P.Hofmann); S.Janko (C.Gamboa); S.Zoller (T.Asano); P.Kunde (P.Osterhage); K.Starfylidis (Danilo Soares)
Substituições – DOR: Y.Moukoko (S.Haller); M.Reus (J.Brandt); G.Reyna (K.Adeyemi); M.Wolf (D.Malen); A.Modeste (J.Ryerson)
Bochum: A.Riemann; C.Gamboa, I.Ordets, E.Masovic, D.Soares; A.Losilla, P.Osterhage; T.sano, K.Stoger, Antwi-Adjei; P.Hofman. Técnico: Thomas Letsch
Borussia Dortmund: G.Kobel, J.Ryerson, N.Sule, M.Hummels, R.Guerreiro; J.Bellingham, E.Can, J.Brandt; D.Malen, S.Haller, K.Adeyemi. Técnico: Edin Terzić