Botafogo

Botafogo brilha no segundo tempo, vence a primeira na Libertadores e acaba com sequência invicta do Universitario

Luiz Henrique comemorando seu primeiro gol pelo Botafogo. ( Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo somou seus primeiro pontos na Libertadores após vencer o Universitario por 3 a 1, no Estádio Nilton Santos.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em confronto válido pela terceira rodada da Libertadores, o Botafogo venceu o Universitario por 3 a 1 e somou seus primeiros pontos na competição continental. Eduardo (duas vezes) e Luiz Henrique marcaram os gols do Glorioso, enquanto Christopher Olivares descontou para o time peruano. Com o resultado, o Alvinegro quebra a sequência de oito meses e 25 jogos de invencibilidade da La U, que não perdia um jogo desde agosto do ano passado.  

O Botafogo dominou a posse de bola no primeiro tempo, tendo até 80% da posse, chegou até a balançar a rede com Júnior Santos aos 12, mas o gol foi anulado por impedimento. Além disso, perdeu Tiquinho Soares logo no começo da etapa e sofreu para criar frente a boa marcação feita pelo Universitario. O time peruano por sua vez, marcou bem sem a bola e quase saiu na frente com Edison Flores. 

O Glorioso voltou completamente ligado para a segunda etapa e fez dois gols durante os primeiro 11 minutos. Primeiro com Eduardo e depois com um golaço de Luiz Henrique, depois disso a equipe peruana pressionou, mas não criou grandes chances de gols, quando o Alvinegro chegava era perigoso e foi premiada com o terceiro gol, também marcado por Eduardo no primeiro minutos dos acréscimos. O Universitario diminuiu no último lance do jogo com Christopher Olivares. E o jogo terminou assim: Botafogo 3 x 1 Universitario. 

1° TEMPO

O jogo começou com o Botafogo tendo mais a posse de bola, mas não conseguiu criar grandes chances neste período do jogo. Enquanto o Universitario marcava e limitava os espaços. Aos sete, o Alvinegro sofreu uma perda significativa: Tiquinho Soares sentiu dores na perna direita após recompor rápido e pediu substituição. O camisa 9 saiu para a entrada de Eduardo. Aos 12, o Alvinegro teve um gol anulado, após isso, o Alvinegro teve um gol anulado com Júnior Santos. Após troca de passes, Savarino acionou o camisa 11 que conduziu e bateu, mas foi marcado impedimento. 

Após isso, o Alvinegro tinha mais a posse de bola, mas pecava para acertar o último passe e a ótima marcação sem a bola feita pelo time peruano. Aos 21, os Los Cremas quase abriram o placar em chute de fora da área. Após tiro de meta cobrado por Sebástian Britos, Bastos ganhou, mas não conseguiu afastar. A bola ficou com Valera que tocou de cabeça, e a bola sobrou com Edison Flores que arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol defendido por John. 

Aos 28, Luiz Henrique quase marcou de cabeça. Hugo cobrou escanteio, o camisa 7 subiu mais alto que todo mundo e cabeceou forte, mas a bola passou por cima do gol. Pouco tempo depois, o camisa 7 se envolveu em outra jogada de perigo. Aos 35, Luiz Henrique recebeu pelo lado direito, fez a jogada individual e cruzou. A bola chegou para Savarino que finalizou já no chão e Britos fez grande defesa e a bola ainda tocou no travessão antes de sair para escanteio. 

No final da minha primeira etapa, o Alvinegro tentou duas finalização. A primeira com Marlon Freitas arriscando de primeira após a defesa afastar um cruzamento. Já a segunda foi com Júnior Santos, que recebeu de Luiz Henrique e arriscou de fora da área, mas sua finalização passou longe do gol. Na primeira etapa, o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela deu três minutos adicionais. Os acréscimos foram marcados por faltas táticas de ambas as equipes.   

2° TEMPO

O começo da segunda etapa do Botafogo foi muito bom e a equipe abriu o placar logo no primeiro minuto e ampliou aos 11. Primeiro Eduardo abriu o placar. A jogada começou em lançamento de Barboza para Luiz Henrique que tocou para Eduardo que aparou de cabeça para Júnior Santos. O camisa 11 recebeu, conduziu para a área, chamou a marcação e tocou para o meio para Eduardo que estava livre para empurrar para o gol vazio. 1 a 0 Botafogo. Dez minutos depois, o Alvinegro ampliou com Luiz Henrique. Após a defesa afastar e o Universitario ficar com a bola, Gregore pressionou, roubou e acionou Savarino, o venezuelano achou Luiz Henrique na entrada da área. O camisa 7 dominou com frieza e categoria, após isso conduziu, driblou o goleiro e fez o segundo e marcou seu primeiro gol com a camisa Alvinegra. 2 a 0 Botafogo. 

Após os gols Alvinegros, os dois times fizeram substituições. Após isso, os Los Cremas cresceram no jogo e empurraram o Alvinegro para seu campo de defesa que tentou saiu em velocidade. Aos 26, Júnior Santos tentou puxar um contra-ataque em velocidade, ele chegou perto da área, mas foi desarmado. 

Aos 35, Júnior Santos esbanjou categoria e deu um balão no meio de campo. O camisa 11 voltou a aparecer no jogo quatro minutos depois. Aos 39, após troca de passes na intermediária o artilheiro da Libertadores acionou Mateo Ponte que chutou prensado com Aldo Corzo e a bola bateu em Britos e saiu em escanteio. 

O juíz venezuelano Jesús Valenzuela deu quatro minutos que tiveram dois gols: o terceiro gol Alvinegro e o gol de honra da La U. Primeiro aos 46, Mateo Ponte ganhou no corpo de Portocarrero na linha lateral, puxou para dentro e achou Eduardo no meio que dominou e chutou na saída de Britos para fazer o terceiro. 3 a 0 Botafogo. Logo na sequência, o Universitario descontou com Christopher Olivares. Jairo Concha recebeu na intermediária e deu um bom passe para o atacante que venceu Halter e chutou cruzado para diminuir para os peruanos. 3 a 1. Após isso, a partida foi encerrada com uma vitória importantíssima para o Alvinegro. 

Próximos jogos das equipes

Com a vitória, o Botafogo respira na chave e soma seus primeiros três pontos na competição. Agora, o Glorioso terá uma sequência de jogos no Brasileirão e na Copa do Brasil. O Alvinegro voltará a campo no domingo, quando enfrentará o Flamengo, no clássico, às 11h00. O Universitário por sua vez voltará a campo pelo Campeonato Peruano também no domingo, às 22h00 (horário de Brasília) quando receberá o Comerciantes Unidos, no Estádio Monumental.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo