Neste domingo (28), às 19h, o Botafogo enfrenta o América-MG pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com 18 pontos, o clube carioca manterá a liderança com qualquer resultado neste fim de semana, mas busca manter os 100% de aproveitamento em casa e, quem sabe, ampliar a vantagem.
Com os resultados da rodada passada, o Botafogo garantiu a liderança, ao menos, até o próximo fim de semana, mas têm uma chance importante de ampliar a gordura na primeira posição. Principais concorrentes no momento, o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG em Minas, enquanto o Fluminense viaja para jogar contra o Corinthians, em São Paulo.
Em meio a uma sequência decisiva, Luís Castro preferiu usar a maioria dos titulares contra o Cesar Vallejo, pela liderança do grupo na Sul-Americana, e deve mandar um time misto hoje, de olho no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o Athletico.
Na lateral-direita, Daniel Borges deve receber uma chance como titular após um mês sem entrar em campo. Hugo, Lucas Fernandes e Gustavo Sauer são outros atletas do banco que devem receber uma oportunidade.
Sem Tiquinho Soares, suspenso, a grande dúvida na escalação do Botafogo está na posição de centroavante. Em teoria, Janderson seria o reserva imediato, mas pela inexperiência, Júnior Santos ou Luís Henrique podem assumir a função. Lembrando que Matheus Nascimento está com a seleção brasileira sub-20.
Luís Castro adotou uma filosofia de evitar utilizar o termo “reserva” no Botafogo. A ideia é de que todos têm condições de serem utilizados, e a escalação de cada um depende de vários fatores, desde físicos até técnicos.
Segundo o “GE”, a provável escalação do Botafogo é: Lucas Perri; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta, Hugo (Marçal); Marlon Freitas, Tchê Tchê, Lucas Fernandes; Gustavo Sauer (Janderson), Júnior Santos, Luís Henrique (Victor Sá).
Do outro lado, o América-MG venceu a primeira no Brasileirão na rodada passada, mas ainda vive fase irregular e precisa vencer para sair do Z4. O atacante Aloísio é a principal arma do Coelho, enquanto o lateral Marcinho, condenado pela morte de um casal, terá um reencontro polêmico com a torcida alvinegra.