Neste sábado (29), às 18h30 (de Brasília), o Botafogo enfrenta o Vasco em clássico disputado em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Após uma rodada positiva, o Glorioso voltou a vencer e contou com o tropeço de concorrentes diretos para subir na tabela. De quebra, a equipe ainda pode assumir a liderança de forma momentânea, em caso de vitória.
Atualmente, o Botafogo ocupa a terceira colocação, com 23 pontos. Na tabela, a equipe está somente um ponto atrás do vice-líder Bahia e do líder Flamengo. Como os adversários só entram em campo no dia seguinte, o Alvinegro assume a primeira posição caso vença o clássico.
No momento, o Botafogo busca dar a volta por cima no confronto, já que perdeu os dois últimos jogos para o rival. O último clássico da amizade ficou marcado por uma dura derrota por 4×2, que acabou deixando Tiago Nunes por um fio no comando técnico da equipe. A demissão viria dias depois.
Para a partida, o técnico Artur Jorge ainda tem muitos desfalques mas terá os retornos de Alexander Barboza, Gregore e Óscar Romero, que estavam suspensos. Além disso, o artilheiro Júnior Santos pode retornar, mas ainda é dúvida por conta de dores na coxa direita. Jeffinho, Matheus Nascimento, Pablo e Rafael seguem lesionados, enquanto Savarino está com a seleção venezuelana.
Caso Júnior Santos não esteja disponível, a tendência é de que a escalação seja a mesma da vitória sobre o Red Bull Bragantino. Na lateral-esquerda, Cuiabano vem sendo o titular e foi poupado, mas Marçal teve atuação elogiada na rodada passada e pode ser mantido. No meio-campo, Gregore retorna e disputa posição com Danilo Barbosa.
A provável escalação do Botafogo é: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Marçal; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Tchê Tchê; Eduardo e Tiquinho Soares.
Do outro lado, o Vasco ainda vive um momento turbulento nos bastidores, mas o rendimento em campo melhorou desde a mudança no comando técnico. Nos últimos jogos, o Cruzmaltino venceu o São Paulo e perdeu para o Bahia em um jogo polêmico, com uma expulsão muito contestada. Para a partida, a equipe não terá Mateus Carvalho e David, suspensos, mas deve ter o retorno de Payet.