Pela primeira vez desde que havia assumido a liderança ainda na terceira rodada, o Botafogo não depende mais de si para conquistar o título, após o tropeço contra o Fortaleza. Sem vencer há sete jogos, o Glorioso encara o Santos, em casa, e tenta voltar aos trilhos na reta final para manter esperanças pelo troféu ou, no mínimo, garantir o G4 e terminar o torneio com alguma dignidade.
Em teoria, o Botafogo é o favorito no confronto, mas esse fator não vem sendo decisivo nas últimas rodadas. Independentemente do nível do adversário, a equipe carioca demonstra apatia dentro de campo e deixa muitos espaços no setor defensivo. A defesa, outrora menos vazada da competição, sofreu 15 gols na sequência do jejum de vitórias.
Contra o Fortaleza, Tiago Nunes tentou dar uma chance a base titular, mas provavelmente fará algumas mudanças para o jogo deste fim de semana. Com a fase ruim de diversos titulares, jogadores como Sampaio, Danilo Barbosa, Gabriel Pires e Diego Costa, entre outros, pedem passagem.
O treinador tem um problema na lateral-esquerda. Marçal saiu lesionado durante último jogo, enquanto Hugo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso o capitão não se recupere a tempo, Tiago Nunes terá que improvisar na posição.
No primeiro turno, o confronto marcou a estreia de Bruno Lage em jogos no Brasileirão. O Santos chegou a encaminhar a vitória com dois gols de Marcos Leonardo, mas o Botafogo reagiu de forma relâmpago na reta final, empatando com Tiquinho Soares e Adryelson.
O Santos aparece na 14ª colocação e ainda está próximo do Z4, mas não perde há seis rodadas e vem em campanha de recuperação depois da goleada para o Internacional. Com Soteldo e Marcos Leonardo no comando do ataque, o Peixe fica muito próximo da permanência em caso de triunfo no Rio de Janeiro.
Botafogo e Santos se enfrentam na tarde deste domingo (26), às 16h (de Brasília). O confronto, válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado no Nilton Santos.