O Botafogo passa por um processo de reformulação dentro de suas categorias de base. Em abril, Tiano Gomes, antigo gerente, com a contratação de Léo Coelho, ex-Athletico. No início dessa semana, segundo o jornal “O Globo” e o site “GE”, a equipe demitiu o coordenador metodológico português João Paulo Costa, que estava no clube desde setembro de 2022.
Ele havia sido indicado por Luís Castro e foi contratado para implementar o projeto “Botafogo Way”, para atuar na integração entre todas as categorias de base dentro do clube com o então técnico da época. Fora ele, o clube ainda desligou outros profissionais das áreas de scout, preparação física e departamento médico.
A equipe começou esse processo em abril com a saída de Tiago Gomes e a contratação de Léo Coelho e de Rodrigo Chipp, que assumirá a função de João Costa. Além disso, Rodolfo Kumbrevicius exercerá a função de Coordenador de Captação de Base. Formado em o Financeira e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, ele trabalhou com Análise de desempenho, modelos de jogo e Scout. Recentemente estava trabalhando no Athlético-PR como Analista de Mercado da Base e Coordenador de Captação.
Ainda de acordo com os veículos, o clube deve anunciar as contratações de novos profissionais em breve para ocupar as funções dentro das categorias de base.
Embora tenha tido algumas melhoras nos últimos anos, a base do Botafogo não vive um bom momento, com o clube vem tendo resultados insatisfatórios pelos investimentos que tem realizado. No Brasileirão sub-20 tem apenas uma vitória em oito jogos da competição, ocupando a 17º colocação da competição. Já no sub-17, foi eliminado da Copa Rio pelo Flamengo.