Nesta sexta-feira(19), véspera do dia da Consciência Negra, o Botafogo lançou, em parceria com a marca Centrum, patrocinadora do clube, uma camisa e uma campanha, intitulada “Racismo: o vírus da desigualdade estrutural”, em combate ao racismo.
Como ação de destaque da campanha para o tema, o Glorioso entrará em campo com uma camisa alusiva ao Dia da Consciência Negra para a partida diante do Brasil de Pelotas, às 16h deste domingo (21), no estádio Bento de Freitas, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, jogo esse que pode garantir o título da Segundona para o Alvinegro. No uniforme, as tradicionais faixas alvinegras se tornam gráficos que evidenciam a desigualdade racial e os efeitos do racismo na saúde da população negra.
“Essa ação é de grande relevância para a sociedade e entendendo isso, tivemos total apoio da Estrelabet, que cedeu a posição de master para a Centrum e ainda contribuirá também com o debate sobre o tema de racismo no futebol. O clube fica muito feliz em poder colaborar de alguma forma com as discussões sobre o tema e ainda contar com o apoio irrestrito dos seus parceiros.”, afirma Lênin Franco, Diretor de Negócios do Botafogo.
“Nosso propósito enquanto empresa é entregar a melhor saúde todos os dias com humanidade. E nós buscamos colocá-lo em prática por meio de cada iniciativa das nossas marcas. Dessa vez, a partir da parceria com o Botafogo, recorremos ao alcance do esporte mais popular do planeta para alertar a sociedade sobre o impacto da discriminação racial na saúde e no bem-estar da população negra. Precisamos ter em mente que a prevenção começa com uma mudança de atitude”, diz Juan Katz, Diretor de Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil.
+Ferj divulga sorteio com a primeira rodada do Carioca 2022
A camisa do Botafogo confeccionada especialmente para o Dia da Consciência Negra será vendida exclusivamente na loja oficial online do clube (loja.botafogo.com.br). Serão disponibilizadas 1.000 unidades ao todo, com pré-venda somente para sócios-torcedores até a próxima terça-feira (23/11). As camisas vendidas na pré-venda serão enviadas aos compradores a partir dessa data. O preço da camisa masculina será de R$ 259,90 e da feminina, de R$ 249,90. Os sócios terão descontos de até 20%, conforme o plano adquirido.
SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Após a partida do dia 21, os uniformes usados em campo serão autografados pelos atletas e leiloados pela plataforma MatchWornShirt, com lucro integralmente revertido para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol – que destinará o valor arrecadado para projetos que combatam o racismo no esporte.
“Criamos uma campanha que busca chamar a atenção para o racismo de uma forma jamais explorada antes no âmbito do esporte. Para fortalecer uma mensagem contra o racismo, a discriminação e a desigualdade racial, utilizamos o próprio desenho da clássica camisa do Botafogo, uma peça icônica e reconhecida por todos os amantes do futebol brasileiro. Distorcemos suas listras alvinegras para causar espanto sobre o quanto a discriminação ainda se impõe e causa danos à saúde da população negra”, diz Ricardo Levy, presidente da Owly e diretor de criação da campanha.