O Botafogo foi derrotado pelo Madureira por 2 a 0 neste domingo, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, disputado em Cariacica, no Espírito Santo. Com a equipe formada por reservas, o técnico interino Carlos Leiria justificou as escolhas feitas na escalação e ressaltou a importância do planejamento físico da equipe.
Segundo Leiria, a estratégia foi preservar os titulares, que atuaram nas duas partidas anteriores, visando manter um equilíbrio entre desempenho e recuperação física. O treinador explicou que a comissão técnica traçou um plano desde o início da pré-temporada para administrar a minutagem dos atletas.
‘Nós criamos um plano para treinar os nossos jogadores. Em um primeiro momento aumentamos a minutagem deles para, em um segundo momento, termos semanas inteiras de treinamento. Por isso alguns não jogaram hoje. Temos que procurar entregar resultados, mas cuidar da saúde física dos jogadores’, afirmou.
Com a derrota, o Botafogo terá alguns dias de treinos antes do clássico contra o Flamengo. Leiria destacou a importância desse período para ajustar a equipe e tentar melhorar o rendimento.
‘Agora abrimos um período bom para treinar com os jogadores que enfrentaram o Nova Iguaçu e pensar no Flamengo. É conseguir gerar tempo para que a gente possa treinar, sempre buscando desempenho e resultado’, disse.
O treinador também assumiu a responsabilidade pelo desempenho da equipe e reforçou seu compromisso enquanto segue à frente do comando técnico.
‘Eu, enquanto técnico do Botafogo, até não contratarem ninguém, sou o técnico. Sou responsável por essa equipe e assumo a responsabilidade em termos de desempenho e rendimento, mas baseado em tudo que expliquei antes’, declarou.
Na partida contra o Madureira, o plano de jogo do Botafogo foi explorar Patrick de Paula entre as linhas de marcação e utilizar cruzamentos para jogadores chegando de trás, além de contar com os dribles de Yarlen pela ponta-esquerda. No entanto, o Tricolor Suburbano conseguiu neutralizar as jogadas alvinegras e saiu com a vitória.
Leiria valorizou a solidez defensiva do adversário, que tem a melhor defesa do campeonato ao lado do Nova Iguaçu, com apenas seis gols sofridos. Para ele, o principal desafio do Botafogo é encontrar soluções para superar equipes bem organizadas defensivamente.