Nesta terça-feira (11), às 20h (de Brasília), o Botafogo enfrenta o Fluminense em clássico válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso busca manter a boa fase e tem chances de assumir a liderança da competição em caso de vitória. Para isso, a equipe conta com um excelente retrospecto recente contra o rival, e pode igualar sequência da época de Garrincha.
No momento, o Botafogo tem quatro vitórias seguidas no confronto contra o Fluminense, que não vence o clássico há dois anos. No último encontro, as duas equipes utilizaram um time alternativo na última rodada da fase de grupos do Carioca deste ano. O Alvinegro venceu por 4×2, gols de Marlon Freitas (2), Raí e Emerson Urso.
Em caso de mais um triunfo, o Botafogo vai igualar a maior sequência de vitórias sobre o Fluminense na história do clássico mais antigo do país. De acordo com o pesquisador Rafael Casé, o recorde atual é do período entre 14/12/1961 e 8/12/1962. Ainda na época de Mané Garrincha, o Glorioso venceu cinco jogos seguidos contra o rival.
Em teoria, o Botafogo conta com o favoritismo no confronto mais uma vez, ao menos em teoria. Afinal, a equipe de Artur Jorge disputa a liderança e vive grande fase, enquanto o Fluminense só venceu uma vez em sete rodadas e tenta se afastar da zona de rebaixamento.
No retrospecto geral, são 140 vitórias do Fluminense, 129 do Botafogo e 118 empates. Com 13 pontos, o Glorioso está na terceira colocação do Brasileirão atualmente, e assume a liderança de forma momentânea em caso de triunfo no clássico.