Pela primeira vez na história, uma escola de samba ligada ao futebol vai desfilar na Marquês de Sapucaí. A Botafogo Samba Clube venceu a disputa na apuração da terça-feira (20) e classificou-se para disputar a Série Ouro em 2025.
Ligada ao Botafogo, a escola foi a quarta a entrar na Avenida Intendente Magalhães, em Campinho, onde desfilam as agremiações da Série Prata do Carnaval carioca, equivalente à terceira divisão.
A escola alvinegra escolheu o enredo Taina-Kan: A Estrela Solitária”, de autoria de Ricardo Hessez, Allan Barbosa e do humorista Marcelo Adnet. O objetivo era contar a história de amor e rejeição entre uma indígena e uma estrela solitária – unindo Carnaval e o símbolo da equipe.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
A história da Botafogo Samba Clube é relativamente recente. Nasceu em 2018, mas fundiu-se com a tradicional Tupy de Brás de Pina, que desfilava desde 1956.
A Fla Manguaça, escola ligada ao Flamengo, também se apresentou na Intendente, mas ficou em segundo lugar, com diferença mínima na pontuação. Pelo regulamento, apenas a campeã daquela noite sobe. Na outra noite, a Tradição (escola que homenageou Silvio Santos em 2001) venceu a disputa e voltará à Sapucaí.
+ Homenageado no Carnaval, Adriano Imperador aparece em ensaio de escola de samba paulista
Outras divisões
Um pouco mais cedo, aconteceu a apuração da Série Bronze e a Guerreiros Tricolores, escola ligada ao Fluminense, foi rebaixada para o Grupo de Avaliação (quita divisão).
Já duas escolas que tem associação com a Flamengo terminaram em posições intermediárias: Raça Rubro-Negra e Imperadores Rubro-Negros seguem na quarta divisão em 2025.
No Grupo de Avaliação, a estreante América Samba e Paixão ficou em 10º lugar, sem conseguir o acesso.