Com a classificação para a próxima fase da Libertadores garantida de forma antecipada, restando ainda um jogo para definir a liderança do grupo, o Botafogo reencontra o mata-mata da competição após sete anos afastado.
+ Radar dos emprestados: veja como estão os atletas do Botafogo cedidos a outros clubes
Em sua história, são apenas seis participações e a quarta vez que o time da General Severiano chega ao mata-mata da Libertadores.
As melhores campanhas da história do Botafogo na Libertadores aconteceram em 1963 e 1973, quando alcançou a semifinal do torneio, sendo eliminado para o Santos de Pelé e em um triangular com Independiente e Colo Colo em 1973.
Nas duas primeiras oportunidades, o Botafogo se classificou para a Libertadores como vice-campeão brasileiro, já que em 1969 os clubes do Brasil não participaram do torneio por problemas no calendário. Em 1996, o Glorioso voltou para a competição como atual campeão brasileiro, mas parou nas oitavas para o Grêmio, à época campeão continental.
Em sua primeira participação no século, mais precisamente em 2014, o Alvinegro teve sua pior atuação na Libertadores, sendo eliminado ainda nas fases preliminares do torneio.
Na última vez em que esteve na competição, 2017, caiu nas quartas de final, para o Grêmio, que viria a ser campeão naquele ano.
O Botafogo enfrenta o Junior de Barranquilla nesta Terça-feira, 28, às 19h de Brasília, buscando o primeiro lugar do grupo.