Pan-Americano

BOXE: Brasil conquista classificações e detém bom aproveitamento nas semifinais dos Jogos Pan Americanos de Santiago; confira os resultados

Wanderley Pereira (Foto: Miriam Jeske/COB)

Seleção Brasileira de Boxe conquista 9 classificações para a final dos Jogos Pan Americanos de Santiago e assegura 3 medalhas de bronze.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Nesta quinta-feira (26), a Seleção Brasileira de Boxe teve dia decisivo nos Jogos Pan Americanos de Santiago, devido às disputas pelas semifinais das categorias masculinas e femininas. O Brasil saiu vitorioso com Tatiana Regina (54kg), Beatriz Ferreira (60kg), Keno Marley (92kg), Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg), Barbara Maria (66kg), Michael Douglas (51kg), Wanderley Pereira (80kg) e Abner Teixeira (+92kg).

Viviane Pereira (75kg), Luiz Gabriel (57kg) e Yuri Falcão (63.5kg), também adentraram os ringues da competição, mas saíram derrotados. Porém, apesar da eliminação, os 3 pugilistas garantiram a medalha de bronze para a Seleção Brasileira de Boxe em suas respectivas categorias.

TATIANA REGINA

A primeira brasileira a entrar no ringue nessa quinta-feira (25) foi Tatiana Regina, na categoria até 54kg, em confronto contra a chilena Denisse Alejandra. A pugilista brasileira conquistou a classificação para a final através de decisão dos juízes por 4 a 1, a favor de Tatiana.

O primeiro round se iniciou com ambas lutadoras buscando um maior contato, visando a conquista dos pontos. Entretanto, Tatiana apresentou uma maior intensidade, conseguindo proferir e acertar uma maior quantidade de golpes, sendo grande parte na linha de cintura de Denisse. A chilena respondeu a ofensiva de Regina com contra ataques incisivos, o qual um contragolpe proferido retirou o protetor bucal de pugilista brasileira. Assim, a decisão do primeiro assalto ficou dividida pelos árbitros, em que três assinalaram vitória de Tatiana por 10 a 9 e os outros dois juízes marcaram o mesmo placar para a lutadora chilena.

O segundo período do confronto se iniciou da mesma forma a qual o round anterior terminou, confronto em aberto devido às estratégias adotadas pelas atletas. Na ocasião, a pugilista brasileira buscou encurtar a distância, mas recebeu um alto número de golpes da chilena. Com isso, Tatiana buscou uma utilização maior do clinch para o round. No último minuto, a representante do Brasil aumentou sua intensidade, desequilibrando a luta. Com isso, 4 juízes assinalaram triunfo de Regina.

Para o terceiro assalto, Tatiana buscou administrar o resultado devido à vitória nos rounds anteriores. Com isso, a lutadora chilena buscou uma maior ofensiva, mas, em sua maioria, seus golpes passaram no vazio por conta da esquiva da brasileira. Além disso, Regina visou trabalhar com uma guarda baixa, proferindo golpes específicos e certeiros. Dessa forma, a lutadora da Seleção Brasileira conquistou mais um round, mas, de forma unânime e confirmou a classificação para a final.

No último desafio dos Jogos Pan Americanos de Santiago, Tatiana Regina irá enfrentar colombiana Yeni Castañeda. A brasileira terá a difícil missão de superar a pugilista rival. Na competição, Yeni não perdeu mais de 1 round por luta.

BEATRIZ FERREIRA

Após Tatiana triunfar, foi a vez de Beatriz Ferreira adentrar os ringues dos Jogos Pan Americanos de Santiago. A brasileira enfrentou a pugilista estadunidense Jajaira Gonzalez, a qual saiu vitoriosa por 4 a 1 em decisão dos árbitros.

Depois de um primeiro minuto estudo entre as lutadoras, no primeiro assalto, Beatriz apresentou total dominância sobre a estadunidense. A pugilista brasileira exibiu uma ótima esquiva e trabalho defensivo, além de alta intensidade nos golpes proferidos à Jajaira. Devido ao bom round exposto pela representante do Brasil, os juízes do confronto assinalaram vitória unânime para Beatriz no assalto.

Para o segundo período, a atleta da Seleção Brasileira manteve sua estratégia para o round, com uma guarda baixa, rápida esquiva e golpes pontuais. Porém, a estadunidense buscou uma maior recorrência do clinch, como forma de reduzir a distância do embate e furar o bloqueio de Tatiana. Dessa forma, Jajaira conseguiu acertar um maior número de golpes na linha de cintura da brasileira. Com isso, 1 árbitro mudou sua decisão do round assalto anterior e assinalou 10 a 9 para a pugilista dos Estados Unidos. Contudo, a vitória do período ficou para Tatiana por 4 juízes a 1.

Devido à derrota nos round anteriores, Jajaira aumentou sua intensidade no 3° e último assalto, a fim de conquistar a virada para cima da brasileira. Entretanto, Tatiana manteve a distância do embate, além de sua defensiva ser o motivo dos golpes da estadunidense encontrarem sua guarda, ou passarem no vazio. Assim, o período foi marcado mais um triunfo para a representante do Brasil.

Com a vitória no confronto, Tatiana se classificou para a final da categoria até 60kg. Na próxima fase dos Jogos Pan Americanos de Santiago, a brasileira irá enfrentar a colombiana Angie Paola. Na outra semifinal da competição, Angie eliminou equatoriana Maria Espinoza.

VIVIANE PEREIRA

A terceira luta brasileira do dia ficou por conta de Viviane Pereira, na categoria até 75kg. No embate, o Brasil conheceu sua primeira derrota nas semifinais. A atleta da Seleção Brasileira foi superada de forma unânime pela panamenha Atheyna Bylon.

Em um primeiro round estudado, Viviane não conseguiu superar a guarda canhota da adversária. A campeã mundial, Atheyna, conseguiu minar a direita potente da brasileira e garantiu o primeiro assalto por 10 a 9.

No segundo período, a pugilista brasileira buscou uma maior aproximação da adversária, além de tentar empatar o confronto. Porém, Vivane se deparou com uma esquiva da panamenha e uma envergadura maior presente em sua rival. Ainda, os contra ataques de Atheyna foram cruciais para a atleta do Panamá garantir mais um round.

Após ter perdido os assaltos anteriores por 10 a 9, a brasileira buscou uma maior intensidade no embate, visando o nocaute, pois seria o único método para dar a vitória à Viviane. Contudo, a pugilista da Seleção Brasileira encontrou os entraves dos outros dois rounds. Com isso, Atheyna confirmou seu triunfo no embate depois de mais um 10 a 9.

Entretanto, apesar da eliminação na semifinal, Viviane Pereira assegurou a medalha de bronze para a Seleção Brasileira de Boxe, devido ao avanço para as semifinais dos Jogos Pan Americanos.

LUIZ GABRIEL

Na primeira luta masculina do dia, Luiz Gabriel foi derrotado pelo estadunidense Jahmal Harvey. O lutador dos Estados Unidos se sobressaiu ao brasileiro de forma unânime, sendo marcado três 10 a 9. O confronto marcou o 5° encontro entre os atletas, cujo retrospecto estava equilibrado, apresentando 2 vitórias para Jahmal e 2 triunfos para o Bolinha.

O embate começou com uma maior intensidade de Luiz Gabriel, porém, nos momentos seguintes, o estadunidense igualou o combate. Ainda, o pugilista brasileiro apresentou picos de vantagem durante o primeiro assalto. Mas, Jahmal conseguiu reverter a situação ao seu favor no último minuto do período.

Devido à vitória no primeiro round, o lutador estadunidense ganhou confiança para o restante da luta. Com isso, não diminuiu sua intensidade e apresentou uma ofensiva rápida e precisa à guarda de Luiz Gabriel. Consequente ao grande número de golpes proferidos por Jahmal, o estadunidense conseguiu abrir contagem para o brasileiro. Contudo, a contagem foi interrompida quando chegou ao 7. Assim, o pugilista representante dos Estados Unidos conquistou mais um assalto.

Com a vitória nos períodos anteriores, Jahmal buscou administrar o resultado, diminuindo sua quantidade ofensiva e priorizando a guarda. Além disso, Bolinha necessitava do nocaute para sair vitorioso, mas foi parado pela defesa do estadunidense. Com isso, o atleta dos Estados Unidos confirmou o seu triunfo sobre o brasileiro.

Com a eliminação, Luiz Gabriel fica com a medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos de Santiago, devido à classificação para as semifinais da competição. Além disso, Jahmal assume a liderança nos confrontos entre o brasileiro e o estadunidense, com 3 vitórias.

KENO MARLEY

O próximo atleta da Seleção Brasileira a adentrar os ringues seria Keno Marley, na categoria até 92kg. Contudo, o brasileiro garantiu a classificação para a final por meio da desistência de seu adversário, o canadense Bryan Colwell. O pugilista do Canadá não passou na inspeção médica por conta de um corte profundo na região do supercílio.

Com isso, o brasileiro irá enfrentar o cubano Júlio Peraza. Para chegar à final, o lutador de Cuba sobressaiu ao lutador equatoriano Júlio Castillo, por 4 a 1 na decisão dos árbitros.

CAROLINE ALMEIDA

Com a desistência no confronto de Keno Marley, a luta da brasileira Caroline Almeida foi antecipada. A pugilista da Seleção Brasileira saiu vitoriosa na semifinal da categoria até 50kg contra a colombiana Ingrit Victoria. A brasileira triunfou pelo placar de 4 a 1.

Em primeiro round estudado entre as pugilistas, a colombiana apresentou uma maior ofensiva. Contudo, Caroline apresentou uma boa esquiva, além de golpes precisos, que atingiram o rosto da colombiana. Com isso, a brasileira conquistou o primeiro round por 4 juízes a 1, os quais assinalaram 10 a 9 para a pugilista do Brasil.

Na segunda etapa, a colombiana se encontrou pressionando mais Caroline, devido à derrota no primeiro assalto. Porém, a defesa e o contragolpe da brasileira foram fundamentais para o triunfo em mais um round. Na ocasião, 3 árbitros assinalaram vitória de Almeida.

Dessa forma, a pugilista da Seleção Brasileira necessitava ganhar em apenas 1 árbitro para confirmar o seu triunfo no confronto. Porém, Caroline confirmou sua vitória no embate por meio de decisão unânime no último assalto.

Assim, Caroline Almeida conquistou a classificação para a final na categoria até 50kg dos Jogos Pan Americanos de Santiago. No último desafio, a brasileira irá enfrentar a estadunidense Jennifer Lozano. Na outra semifinal da competição, a lutadora dos Estados Unidos eliminou a canadense Mckenzie Wright.

JUCIELEN ROMEU

Após a classificação para a final de Caroline Almeida, foi a vez de Jucielen Almeida avançar para o último embate dos Jogos Pan Americanos. A pugilista do Brasil se sobressaiu a venezuelana Omailyn Segovia por 4 a 1 na decisão dos árbitros.

Em um primeiro round marcado pela análise entre as adversárias, Jucielen buscou manter a distância com o seu braço esquerdo, o qual visa contra atacar com o direito. Devido à uma maior quantidade de golpes assertivos, a lutadora brasileira conquistou o primeiro período por 4 a 1 na decisão dos juízes.

Já no segundo assalto, a pugilista da Seleção Brasileira conquistou a etapa de forma unânime. No segundo round, Jucielen proferiu um maior número de golpes à linha de cintura de Omailyn. Além disso, a brasileira obrigou sua adversária a andar para trás em grande parte do período. Com isso, foram assinalados cinco 10 a 9 para Almeida.

Os últimos três minutos da luta foram marcados por um maior equilíbrio entre as atletas. Com a vitória de Jucielen nos rounds anteriores, a venezuela buscou um maior contato à brasileira, pois necessitava da pontuação. Ainda, foi pressionada em boa parte do embate. Assim, foi marcado o triunfo por 3 a 2 para a lutadora do Brasil na ocasião.

Dessa forma, Jucielen confirmou a classificação para a final da categoria até 50kg dos Jogos Pan Americanos de Santiago. A atleta da Seleção Brasileira irá enfrentar a colombiana Valeria Arboleda em seu último desafio, visando a conquista do ouro.

BARBÁRA MARIA

Outra classificação para a final do boxe ficou por conta de Bárbara Maria. Na luta mais equilibrada do dia, a brasileira confirmou sua classificação no último round, em confronto com a colombiana Camila Bravo. No embate, a pugilista da Seleção Brasileira saiu vitoriosa pelo placar de 3 a 2, na categoria até 66kg.

Em primeiro round de alta intensidade desde o primeiro segundo, a pugilista Camila Bravo sobressaiu à brasileira devido à uma maior assertividade de golpes no rosto da Camila. Ainda, a lutadora da Seleção Brasileira buscou o contragolpe com uma maior frequência, quando comparado à representante da Colombia.

No segundo assalto, a brasileira mudou de estratégia e visou uma maior ofensiva ante ao contra ataque. Dessa forma, conseguiu acertar a colombiana mais vezes. Porém, na metade do período, Camila conseguiu reverter a situação do round, proferindo uma sequência de golpes em Bárbara. Contudo, a pugilista da Seleção Brasileira confirmou sua vitória na etapa devido ao aumento da intensidade no minuto final. Com isso, 3 árbitros assinalaram triunfo do Brasil.

Para o terceiro round, as lutadoras chegavam empatadas e necessitavam buscar o contato com maior frequência para a conquista de pontos. Com isso, a estratégia da brasileira foi a mais assertiva no assalto, com golpes rápidos e esquiva sequencial, Bárbara confirmou sua classificação após a conquista da última etapa por 4 juízes a 1.

No desafio final, a pugilista da Seleção Brasileira irá enfrentar a estadunidense Morelle Mcanne. Na outra chave dos Jogos Pan Americanos de Santiago, Morelle se sobressaiu à canadense Charlie Cavanagh.

MICHAEL DOUGLAS

O pugilista brasileiro Michael Douglas iniciou a bateria final de lutas masculinas dessa segunda-feira (26). O lutador da Seleção Brasileira se sagrou finalista da categoria até 51kg após vencer o argentino Ramon Quiroga. No confronto, Michael triunfou sobre o placar de 4 a 1.

No primeiro assalto, o lutador brasileiro conquistou o período de forma unânime. O resultado ocorreu devido à um maior maior volume de Michael sobre Ramon. No assalto, o representante do Brasil impôs sua incisa e potente ofensiva à esquiva do argentino, que não conseguiu se livrar da intensidade brasileira.

Já no segundo período, os árbitros assinalaram vitória de Michael Douglas por 3 a 2. No round, o brasileiro priorizou afetar a linha de cintura do argentino, o qual mantinha sua guarda alta, na tentativa de diminuir o impacto dos golpes de Michael. Ainda, Ramon conseguiu apresentar uma maior assertividade no segundo minuto do round. Mas, não foi suficiente para se sobressair ao brasileiro.

Devido à necessidade do resultado, o lutador argentino necessitou ser mais intenso nos últimos 3 minutos de combate. Com isso, conseguiu conquistar a vitória do período sobre Michael por 4 juízes a 1. Contudo, o resultado não retirou a vaga do representante da Seleção Brasileira da final.

O último desafio de Michael Douglas será contra o dominicano Yunior Alcantara, na categoria até 51kg. Ambos chegaram à final após conquistarem o resultado de 4 a 1 sobre seus adversários. Na outra semifinal dos Jogos Pan Americanos de Santiago, Yunior eliminou o estadunidense Roscoe Hill.

YURI FALCÃO

O antepenúltimo brasileiro a subir no ringue foi Yuri Falcão, pela categoria até 63,5kg. Ainda, o embate contra o canadense Wyatt Sanford marcou a última eliminação brasileira do dia. O representante do Canadá triunfou de forma unânime ao brasileiro.

No começo do primeiro assalto, Yuri buscou afetar a linha de cintura de Wyatt, além de apresentar uma maior intensidade no primeiro minuto. Porém, o canadense rapidamente reverteu o panorama da luta, encurralando o brasileiro nas cordas em diversos momentos do embate. Entretanto, o contragolpe do brasileiro foi crucial para sua vitória no primeiro período.

A estratégia da segunda etapa foi mantida por ambos os lutadores. Contudo, o canadense apresentou uma maior intensidade no combate. Além disso, Wyatt efetuou vários golpes na linha de cintura do pugilista da Seleção Brasileira, quando Falcão mostrava uma brecha a partir da sua guarda alta. Dessa forma, o resultado do primeiro round foi contraposto no segundo assalto.

Para o terceiro período da luta, o canadense continuou com sua alta ofensiva, obrigando o brasileiro a se manter em guarda alta. Ainda, os contragolpes desejados por Yuri como no primeiro round, passaram no vazio nos últimos 3 minutos de confronto, devido à esquiva de Wyatt. Assim, o representante do Canadá confirmou a sua classificação para a final da categoria até 63.5kg.

Apesar da queda na semifinal, Yuri Falcão havia assegurado uma medalha de bronze para a Seleção Brasileira de Boxe, após ter avançado de fase nas quartas de final. Dessa maneira, se constatou mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Pan Americanos de Santiago.

WANDERLEY PEREIRA

Após a eliminação de Yuri Falcão, Wanderley Pereira foi o próximo brasileiro a subir no ringue. Em contraponto à luta anterior, Wanderley garantiu a classificação para a final da categoria até 80kg após triunfo sobre o haitiano Cedrick Belony-Duliepre. Ainda, resultado do combate marcou a única vitória unânime do Brasil na quinta-feira de Boxe.

Em primeiro round disputado, a etapa ficou marcada por uma maior tentativa ofensiva do brasileiro, quando comparada à do haitiano. Além disso, Wanderley apresentou uma grande assertividade em seus golpes, em conjunto à sua esquiva. Com isso, os árbitros assinalaram uma vitória unânime para o pugilista da Seleção Brasileira no assalto.

A segunda etapa contou com uma maior ação por parte dos lutadores, que diferentemente do primeiro período, buscaram a ofensiva desde o primeiro segundo. Contudo, apesar de uma crescente ofensiva, os golpes do haitiano passaram no vazio, devido à esquiva de Wanderley, a qual era seguida de um eficiente contragolpe. Assim, o resultado do primeiro assalto veio a se repetir.

Nos 3 minutos finais de combate, o lutador brasileiro visou administrar o resultado conquistado nas etapas anteriores. Além da necessidade de resultado ser proveniente de Cedrick. Wanderley Pereira manteve sua estratégia de contragolpes pontuais, mas precisos. Esse panorama da luta foi novamente premiado com mais um 5 a 0 por parte dos árbitros.

Com o resultado, Wanderley Pereira avança para a final e irá enfrentar o pugilista cubano Arlen López, na categoria até 80kg dos Jogos Pan Americanos de Santiago. No outro lado da chave, o representante de Cuba eliminou o argentino Abraham Gabriel.

ABNER TEIXEIRA

A última luta brasileira do dia ficou por conta de Abner Teixeira, na categoria mais de 92kg. O lutador da Seleção Brasileira se sobressaiu ao colombiano Cristian Camilo. O resultado marcou o avanço de Abner para a final da categoria, após triunfar por 4 a 1 na semifinal.

O colombiano apresentou uma maior iniciativa já no primeiro round, forçando Abner a ir para as cordas em menos de 2 minutos de combate. Contudo, o pugilista brasileiro conseguiu reverter o placar por meio de sua rápida esquiva e jabs precisos. Assim, os árbitros do confronto assinalaram vitória do Brasil no primeiro assalto, por 4 juízes a 1.

Cristian iniciou o segundo período na mesma intensidade que havia começado o primeiro. Porém, sua ansiedade para conseguir o resultado do segundo round deixava, novamente, aberturas para o contragolpe inciso de Abner. Além disso, o brasileiro buscou uma maior versatilidade de golpes, trabalhando tanto na linha de cintura do oponente, quanto na cabeça do adversário. Com isso, o resultado da primeira etapa veio a se repetir.

No terceiro assalto, Abner necessitava apenas administrar o resultado para confirmar a classificação para a final da categoria mais de 92kg. Cristian buscava repetir a estratégia dos rounds anteriores, porém, os resultados obtidos eram os mesmos. Seus golpes iam de encontro à guarda alta de Abner, além de se deparar com o ágil contra ataque do brasileiro. Em uma das ocasiões, o cubano foi atingido por um gancho preciso do representante da Seleção Brasileira. Dessa maneira, os árbitros marcaram triunfo unânime de Abner no período.

Assim, o brasileiro confirmou sua classificação para a final dos Jogos Pan Americanos. Na próxima fase, Abner irá enfrentar o estadunidense Joshua Edwards, o qual avançou para a final após vitória unânime sobre o cubano Fernando Arzola.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo