Nesta segunda-feira (23), quatro pugilistas brasileiros adentraram o ringue dos Jogos Pan Americanos de Santiago, os quais geraram uma invencibilidade no dia 3° da competição classificatória. Os resultados favoráveis para o Brasil vieram com Keno Marley (92kg), Jucielen Romeu (57kg), Luiz Gabriel (57kg) e Wanderley Pereira (80kg). Além disso, com as vitórias, a Seleção Brasileira de Boxe assegurou 3 medalhas de bronze, nas categorias até 92kg, na de 57kg masculina e na divisão até 80kg.
+ AO VIVO – As últimas do Pan-Americano Santiago 2023
KENO MARLEY
A primeira luta do dia ficou por conta de Keno Marley, o qual enfrentou o colombiano Marlon Andres, pelas quartas de final da categoria até 92kg. O resultado da luta aconteceu de forma unânime para Keno, cujo somou 30 pontos nos 3 rounds, contra 27 do colombiano.
O primeiro round contou com mais ações ofensivas por parte do brasileiro, que controlou a luta com os seus jabs, garantindo assim, uma maior pontuação pelos juízes. Os 5 árbitros assinalaram 10 a 9 à favor de Keno na ocasião.
Devido à vitória do brasileiro no primeiro round, Marlon Andres se viu obrigado à pressionar Keno, encurtando a distância do combate. Porém, Marley mostrou maestria na guarda defensiva, sendo pontual e inciso nos contra ataques. Ainda, no final do segundo round, o brasileiro alongou a distância da luta com sua envergadura, administrando o resultado do embate. Ao soar o gongo da segunda etapa, os juízes repetiram o resultado, marcando mais uma vitória para Keno Marley.
O terceiro período foi assinalado pelo controle do combate por parte do brasileiro. Ao conquistar dois resultados positivos nos rounds anteriores, Keno repetiu a estratégia de administrar a luta, forçando o seu adversário à uma tentativa de recuperar o resultado. Porém, ao final da terceira etapa, os árbitros marcaram mais uma vitória para Marley.
Assim, o brasileiro saiu vitorioso em sua estreia e garantiu a classificação para a semifinal da categoria. Keno irá enfrentar o canadense Bryan Ellis, o qual venceu o confronto contra o pugilista da Antígua e Barbuda, Yakita Drickie.
Ainda, com o triunfo, Keno Marley já garantiu a medalha de bronze para o Brasil na categoria. Contudo, o brasileiro poderá repetir o seu feito no último classificatório olímpico, os Jogos Pan Americanos de Lima, em 2019. Na ocasião, o pugilista baiano conquistou a medalha de prata na competição e visa a conquista do ouro no Pan de Santiago.
JUCIELEN ROMEU
O segundo combate nesta segunda-feira (23) foi o de Jucielen Romeu, que enfrentou a argentina Milagros Rosario. A brasileira garantiu outro resultado unânime para o Brasil nessa edição dos Jogos Pan Americanos, somando 30 pontos ao longo das 3 etapas, enquanto Milagros recebeu 26 e 27 dos árbitros do confronto.
O primeiro round ocorreu de forma disputada entre as pugilistas. Porém, Jucielen se sobressaiu à argentina, devido à uma maior intensidade da pugilista Paulista. Ao soar o gongo da primeira etapa, os juízes assinalaram vitória da brasileira por 10 a 9, colocando Romeu a frente na disputa.
No segundo período, Jucielen não diminuiu a ofensiva, abrindo contagem para a Milagros quando faltava 1 minuto para o fim do segundo round, após dois cruzados precisos da brasileira. Entretanto, Romeu não reduziu os golpes proferidos à argentina. Devido à alta intensidade da pugilista Paulista e baixa esquiva de Milagros, a argentina perdeu o segundo round por 10 a 9 para 2 árbitros, e 10 a 8 para três juízes da luta.
No terceiro round, mesmo com o resultado encaminhado, a brasileira continuou com a estratégia de alta ofensiva contra a Argentina, a qual levou à mais uma vitória de Jucielen. Com as pontuações dos três períodos, a pugilista Paulista garantiu o resultado com uma maior diferença de pontos.
Com o triunfo nas oitavas, Jucielen Romeu se classificou para as quartas de final da categoria até 57kg e irá enfrentar a pugilista Peruana Daisy Nelly. Caso avance na próxima fase, a brasileira poderá assegurar mais uma medalha para a Seleção Brasileira de Boxe nos Jogos Pan Americanos.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
LUIZ GABRIEL
O terceiro atleta a entrar no ringue foi Luiz Gabriel, conhecido como Bolinha, na categoria até 57kg. O brasileiro enfrentou o boxeador uruguaio Lucas Alexander, o qual se sobressaiu ao adversário sem maiores problemas. Ao final dos 3 rounds, os juízes assinalaram vitória unânime de Luiz por 30 a 27.
Ao começo da disputa, o brasileiro buscou uma distância, por meio de sua envergadura, ao pugilista uruguaio. Porém, com o passar dos minutos no round, Bolinha diminuiu a distância dos combates e aumentou sua intensidade, proferindo diversos golpes em Lucas Alexander, que não obteve sucesso em sua esquiva. Ao final do primeiro período, os juízes marcaram vitória de Luiz Gabriel por 10 a 9.
No segundo round, o boxeador brasileiro buscou manter a estratégia, enquadrando o uruguaio nas cordas em diversos momentos. A guarda espelhada por Bolinha foi um grande problema enfrentado por seu adversário, que obteve um baixo percentual de golpes proferidos, quando comparado ao brasileiro. Nos minutos restantes da segunda etapa, o pugilista brasileiro manteve o controle do confronto e apresentou um bom trabalho defensivo, assegurando e repetindo o resultado do primeiro round.
Ao soar o gongo da terceira etapa, Luiz Gabriel buscou administrar o resultado, mantendo a distância para o uruguaio por meio de sua envergadura, além de visar o contra ataque após sua esquiva. No final do round, os árbitros assinalaram 10 a 9 para o brasileiro e confirmaram a vitória para Bolinha.
Com o triunfo e classificação, o boxeador brasileiro assegurou a medalha de bronze na categoria até 57kg. Ainda, Bolinha irá enfrentar o estadunidense Jahmal Harvey na semifinal do Pan Americano de Santiago. Os dois pugilistas já se encontraram em outras 4 ocasiões e o retrospecto está empatado, 2 vitórias para Luiz Gabriel e 2 triunfos para Jahmal.
WANDERLEY PEREIRA
O último brasileiro a lutar foi Wanderley Pereira, cujo é o segundo melhor do mundo na categoria até 80kg. O pugilista da Seleção Brasileira de Boxe enfrentou o dominicano Cristian Javier. Em disputa equiparada, Wanderley se sobressaiu ao adversário em diferentes placares, sendo dois resultados 30 a 27 e três 29 a 28.
No primeiro assalto, o boxeador brasileiro buscou encurtar a distância desde o primeiro momento, pois seu adversário possuía uma altura e envergadura maior que Wanderley. Com isso, o brasileiro visou proferir mais golpes no tronco do dominicano e depois acertar a cabeça de Cristian. Ao final do primeiro round, o pugilista dominicano buscou o clinch após receber um direto de Wanderley. Na ocasião, 4 árbitros assinalaram 10 a 9 para o brasileiro, enquanto 1 juíz marcou 10 a 9 para Cristian.
O segundo período contou com uma maior ação ofensiva do dominicano, que encontrou um acertou de golpes devido à sua envergadura. Assim, Cristian conseguiu tocar mais vezes Wanderley. Porém, apesar da maior intensidade apresentada pelo boxeador rival, o round seguiu sem maiores emoções. Ao soar o gongo, os juízes encontraram um assalto mais equilibrado, sendo 10 a 9 para o brasileiro na perspectiva de 3 árbitros e dois placares 10 a 9 para o dominicano.
Já a terceira etapa da luta, ambos boxeadores buscaram um maior confronto. Entretanto, no início do terceiro round Wanderley diminuiu a distância e conseguiu proferir melhores golpes, obrigando Cristian a buscar o clinch. No assalto, o brasileiro aumentou sua intensidade quando comparada ao período anterior, o que ocasionou a confirmação de sua vitória para os árbitros. Foram assinalados cinco placares 10 a 9 para Wanderley ao fim do confronto.
Com o triunfo, o brasileiro garante a classificação para as semifinais e proporciona mais uma medalha de bronze para a Seleção Brasileira de Boxe. Na próxima fase, Wanderley irá enfrentar o haitiano Cedrick Belony-Duliepre, caso vença, o boxeador brasileiro terá a oportunidade de conquistar a prata ou o ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
Na terça-feira (24), o Brasil irá entrar no ringue com 6 pugilistas. Às 13:15, Abner Teixeira irá enfrentar Javier Cruz Hernandez, na categoria mais de 92kg, pelas quartas de final. O confronto seguinte é o de Caroline Barbosa, às 17:15, contra a panamenha Yuliett Hinestroza, pelas quartas de final da divisão até 50kg.
Já a noite, a Seleção Brasileira contará com a luta de Tatiane Chagas, às 18:00, contra Helen Palacios, nas quartas de final da categoria até 54kg. Após a luta de Tatiane, a próxima boxeadora a entrar no ringue é Barbara Maria, na divisão até 66kg, contra a panamenha Maria Moronta, visando a classificação para as semifinais da competição. Além disso, Viviane Pereira será outra pugilista brasileira que irá adentrar os ringues do Pan Americano, em confronto contra Kimberly Gittens, pelas quartas de final da categoria até 75kg. E, a última disputa brasileira fica por conta de Michael Douglas, em confronto com o venezuelano Jose González, pelas quartas de final da divisão até 51kg.