Lutas

Nova federação de boxe fará Mundial em 2025, na Inglaterra

World Boxing anuncia primeiro Mundial organizado pela entidade (Foto: Divulgação/World Boxing)

A World Boxing terá a partir de 2025 seu primeiro torneio de grandes proporções.

A World Boxing, organização que pleiteia assumir a regência do boxe amador internacional, terá a partir de 2025 seu primeiro torneio de grandes proporções, com a realização do primeiro Mundial sob sua batuta.

A entidade anunciou nesta terça-feira (17) que o torneio será realizado em Liverpool, na Inglaterra. O certame será realizado em setembro do próximo ano, na M&S Bank Arena e reunirá pela primeira vez homens e mulheres disputando as lutas no mesmo evento, divididas em dez categorias de peso, tanto para o masculino quanto para o feminino.

As divisões devem ser definidas até novembro, quando a World Boxing se reunirá para seu Congresso, que finalizará as regras do torneio. Esta será a ‘estreia’ da nova federação na realização de um torneio que consagrará seus participantes com o status de campeões do mundo do boxe.

+ Jon Jones volta a admitir aposentadoria após luta contra Miocic

O Mundial é o primeiro passo para a organização buscar se tornar a eventual parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) na homologação das lutas de boxe em Olimpíadas e para tentar manter a nobre arte no programa olímpico depois das várias polêmicas envolvendo a IBA (International Boxing Association) e acusações de corrupção.

Tais acusações levaram ao rompimento entre IBA e COI, com este último ameaçando retirar o boxe dos Jogos Olímpicos. Para evitar isto, o próprio Comitê decidiu assumir a regulação do esporte dentro de seu principal evento, mas ainda sobre a ameaça de retirar a modalidade, o que a World Boxing espera evitar.

A entidade tem, até o momento, 44 países-membros, com o Brasil sendo um deles, e há previsão de que mais adesões aconteçam no futuro pela viabilização da federação para se tornar a reguladora do esporte pelo mundo e junto ao COI para as próximas disputas olímpicas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo