Vôlei

Brasil sai atrás, mas busca a virada e vence Cuba na estreia pelo Mundial de Vôlei Masculino

Wallace, oposto do Brasil, atacando a bola
Foto: Divulgação/Time Brasil

Na manhã desta sexta-feira (26), o Brasil não tinha uma tarefa simples em sua estreia pelo Mundial de Vôlei Masculino. O desafio inaugural da nossa seleção era grande: vencer a tradicional Seleção Cubana, que estava há 18 jogos sem perder. Porém, após saírem atrás na partida e chegarem a perder por 2 sets a 0, os atletas comandados por Renan Dal Zotto conseguiram buscar a virada, terminando a partida com uma vitória por 3 sets a 1 (parciais de 31/32, 21/25, 25/16, 15/17 e 18/16).

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE PARA ACOMPANHAR TUDO O QUE ROLA NO MUNDIAL DE VÔLEI!

Depois de um início equilibrado, a Seleção Brasileira conseguiu impor um bom ritmo de jogo. Com destaque para as atuações de Wallace, Leal e Lucarelli, o Brasil chegou a abrir vantagem de sete pontos, mas uma sequência de erros na recepção mudaram os rumos da parcial. Aces e bloqueios foram grandes aliados da Seleção Cubana na segunda metade da etapa, especialmente após a entrada do levantador Lyván Taboada. A confiança dos cubanos cresceu e os adversários da equipe brasileira se sentiram confortáveis com a partida, encostando no placar e estendendo a disputa até o oitavo set point. O resultado foi de 32 a 31 para Cuba.

Se a confiança dos atletas cubanos estava em alta, ela passava longe da metade brasileira da quadra. Mesmo mantendo um placar equilibrado, com poucos pontos de diferença, o Brasil pecou muito em fundamentos básicos, especialmente na recepção e no saque. Sem conseguir explorar as fraquezas adversárias, a nossa seleção esteve poucas vezes à frente do marcador. Mesmo sem conseguir emplacar uma boa sequência, Renan Dal Zotto sustentou sua escalação e pouco mexeu, utilizando apenas a inversão do 5-1, com a entrada de Cachopa e Darlan, já no final do segundo set. Com a parcial encaminhada, as alterações não foram suficientes, e Cuba levou o segundo set por 25 a 21.

Precisando do resultado para seguirem vivos na partida, Renan Dal Zotto retornou um Brasil diferente para o terceiro set, com Rodriguinho e Cachopa em quadra. As substituições fizeram diferença, o Brasil voltou a ditar o ritmo do jogo e reconquistou a confiança perdida ainda no início do confronto. Com grande destaque para o bloqueio e o saque brasileiro, a nossa seleção chegou a abrir nove pontos de vantagem e fechou a parcial em 25 a 16. O quarto set não foi diferente, com um brasil extremamente efetivo no bloqueio e grande atuação do levantador Fernando Cachopa, resultando em um 25 a 17 e uma sobrevida ao Brasil, que reascendeu as chances de levar a vitória.

LEIA MAIS:

+Seleção feminina de vôlei: maiores craques do momento – Esporte News Mundo

+Ana Cristina pede dispensa da Seleção Feminina de Vôlei

+Seleção brasileira feminina de vôlei é convocada para o Mundial

O quinto e último set voltou a trazer o tom dramático visto nas etapas iniciais. Após um bom início, chegando a abrir quatro pontos de vantagem, o Brasil começou a falhar em sua principal arma, o saque, enquanto via os adversários cubanos crescendo no mesmo fundamento. O bom momento de Cuba fez com que, o que parecia um set fácil para os brasileiros, se estendesse por alguns match points, mas não foi o suficiente para cancelar a festa brasileira. Com o último ponto saindo das mãos do ponteiro cubano naturalizado brasileiro, Yoandy Leal, o Brasil fechou o último ato do confronto com o placar de 18/16, vencendo o jogo por 3 sets a 2. Após a vitória, o Brasil volta às quadras no próximo domingo (28), às 09h00 (horário de Brasília), para encarar o Japão.

BRASIL 3 X 2 CUBA

Parciais de 31/32, 21/25, 25/16, 15/17 e 18/16

BRASIL

Escalação: Lucão, Lucarelli, Bruninho, Flávio, Leal e Wallace

Líbero: Thales

Treinador: Renan Dal Zotto

CUBA

Escalação: López, Goide, Osoria, Mergarejo, Herrera e Simón

Líbero: Garcia Alvarez

Treinador: Vives Coffibny

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo