Pan-Americano

Brasil é campeão no Taekwondo Masculino por Equipes nos Jogos Pan Americanos de Santiago

Paulo Ricardo (Foto: Miriam Jeske/COB)

Na noite desta terça-feira (24), o Brasil garantiu mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago. A conquista ficou por conta do Taekwondo Masculino, na categoria por equipes.

Foto: Miriam Jeske/COB

Na noite desta terça-feira (24), o Brasil garantiu mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago. A conquista ficou por conta do Taekwondo Masculino, na categoria por equipes. Com o triunfo, a Seleção Brasileira garante um ouro inédito com Edival Pontes (Netinho), Maicon Marques (Maicão) e Paulo Ricardo (Paulinho). Para trilhar o caminho até a glória, o Brasil conquistou vitórias sobre a Argentina, Cuba, Equador e Chile.

OITAVAS DE FINAL

Já nas oitavas de final, o trio masculino iria ter uma rivalidade histórica a frente do seu primeiro confronto, um embate contra a Argentina. Em luta disputada, o Brasil se sobressaiu aos rivais pelo placar de 101 a 95. Ainda, grande parte da pontuação brasileira ficou por conta dos chutes no corpo, o qual Netinho, Paulinho e Maicão conquistaram 16 desses golpes contra os argentinos.

O primeiro a entrar no round pelo foi Paulo Ricardo, cujo em sua disputa apresentou um combate equilibrado contra o argentino Lucas Guzman, sendo a vantagem adquirida apenas no último golpe proferido pelo brasileiro, marcando 18 a 15 para o Brasil. Com a troca, Netinho entrou em seguida. O atleta foi responsável por garantir uma maior diferença de pontos para o trio masculino no round, conquistando 41 a 25. O último minuto ficou por conta de Maicão, que administrou a vantagem adquirida por seus companheiros. Ao final do round, foi marcado 44 a 36 a favor do Brasil.

O segundo assalto obteve um maior domínio da Seleção Argentina, sendo assinalado 47 a 35 para os adversários na ocasião. O trio argentino conseguiu buscar a diferença conquistada pelo Brasil ao final do 2 minuto do round. Porém, Netinho acertou uma boa sequência de golpes, voltando o combate a favor do trio brasileiro novamente. Contudo, o último minuto do período foi crucial para um equilíbrio do confronto. Ao final da segunda etapa, o placar somado dos dois assaltos estava marcado em 81 a 81.

Com isso, o terceiro e último período foi decisivo para o avanço brasileiro nos Jogos Pan Americanos de Santiago. O trabalho ofensivo de Netinho foi crucial para o Brasil assumir a liderança da luta e garantir a vaga na próxima fase. Além disso, a contenção de Maicão e manutenção da intensidade por parte do Paulinho apresentaram ser elementos fundamentais do Brasil na categoria por equipes. Após o término do 3° round, o trio brasileiro estava a frente do placar por 6 pontos, pois marcaram 60 a 54 no último assalto.

Além disso, havia 1 minuto restante para ser disputado, porém, por ter atingido os 100 pontos, foi assinalada vitória brasileira no confronto. Com isso, o Brasil avançou para a próxima fase da competição, após triunfo sobre os argentinos, em uma rivalidade que transcende todos os esportes. Na etapa seguinte, o trio masculino iria enfrentar Cuba e iria encontrar uma seleção descansada, porque não teriam lutado nas oitavas de final.

QUARTAS DE FINAL

Posteriormente, nas quartas de final, a Seleção Masculina de Taekwondo conquistou uma virada histórica sobre Cuba, vencendo o duelo por 76 a 70. Na disputa, o Brasil teve sua pontuação igualada aos adversários no primeiro round, 31 a 31. Já no segundo assalto, o trio masculino sofreu uma desvantagem comparada ao trio cubano, o qual o período marcou a vitória por 22 a 13 para Cuba. Para a terceira e última etapa, os brasileiros necessitaram buscar o resultado e garantir uma virada histórica para avançar de fase.

Na ocasião, o trio brasileiro estava atrás no placar do confronto até os 25 segundos do 3° round. Aos 30 segundos finais, o placar da disputa estava 68 a 65 para a Seleção Cubana. Contudo, Netinho encaminhou o empate, após um chute rodado e toque no rosto do adversário.

Depois conquistar a igualdade no placar, o Brasil realizou a troca para o atleta Paulinho, o qual assumiu a frente do embate depois de dois chutes na região do tórax do adversário, restando 10 segundos para o fim da luta.

Ainda, antes do fim, o trio brasileiro de Taekwondo realizou mais uma troca. Netinho voltou para o tatame no lugar de Paulinho, o qual conquistou mais 2 pontos para a Seleção Masculina. Apesar dos cubanos marcarem 2 pontos contra Netinho, o Brasil havia conquistado uma diferença de 6 pontos no confronto.

Com o resultado, o Brasil se classificava para a semifinal e iria enfrentar a Seleção Equatoriana, a qual havia vencido Porto Rico e República Dominicana nas etapas anteriores da competição. Além disso, com a ida para a próxima fase, o trio masculino assegurava uma medalha para a Seleção Brasileira de Taekwondo na categoria por equipes.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

SEMIFINAL

Na semifinal, o Brasil triunfou sobre o Equador sem maiores problemas, saindo vitorioso pelo placar de 67 a 37. Ainda, o trio brasileiro triunfou sobre o equatoriano em todos os 3 rounds da disputa, com uma diferença superior à 10 pontos em dois assaltos do confronto.

No primeiro período, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem desde o início com Paulinho, o qual conquistou 12 a 5 antes da primeira troca da luta. Em seguida, Netinho realizou a manutenção e ampliação desse placar. O destaque de Edival Pontes fica por conta dos 3 chutes proferidos na cabeça de seu adversário, o que garantiu uma larga vantagem brasileira antes de Maicão entrar no tatame. Maicon Marques assumiu o combate com 24 a 10 marcado no placar e realizou um ótimo trabalho defensivo para manter essa diferença de pontos conquistada.

Já no segundo assalto, os equatorianos conseguiram se aproximar do placar assinalado no período. Na ocasião, ao fim do segundo round, foi marcado 20 a 17 para a Seleção Brasileira de Taekwondo. O destaque da etapa ficou por conta da constância de intensidade mantida pelo Brasil para a segunda parte do combate.

No último round, o Brasil não tomou coincidência do Equador novamente. Pelo segundo round da disputa, o trio brasileiro assinalou uma diferença de mais de 10 pontos em relação ao trio equatoriano. O último assalto se iniciou com Netinho que apresentava uma notória diferença de envergadura ao seu oponente. Devido à esse fator, a Seleção Equatoriana realizou a troca de lutadores, levando a Seleção Brasileira a utilizar Maicão. Ainda, Paulinho dominou o seu adversário ao final do segundo minuto, assinalando dois chutes consecutivos na região do tórax de seu rival. O final do confronto foi marcado pela desistência do equatorianos, pela diferença de pontos existentes e baixo tempo para igualar o placar.

Com isso, o Selecão Brasileira de Taekwondo encaminhou a classificação para a final dos Jogos Pan Americanos de Santiago na categoria por equipes. A conquista de uma medalha de ouro inédita estava mais próxima do que nunca. Ainda, o trio brasileiro iria enfrentar os donos da casa no desafio final da competição. A seleção chilena chegava para a disputa após vencer México e Colômbia nas etapas anteriores.

FINAL

A final contou com um completo domínio brasileiro aos chilenos. No último desafio, a Seleção Brasileira de Taekwondo assinalou sua segunda maior diferença de pontos na competição. No confronto contra o Chile, o Brasil marcou 48 a 16 pontos aos donos da casa, conquistando o ouro inédito no torneio.

Já no primeiro round, o trio brasileiro assumiu uma larga vantagem. A grande ofensiva do Brasil ficou por conta de Netinho, que conquistou 13 pontos em apenas 1 minuto atuando. Uma estratégia adotada pelo trio brasileiro foi a grande recorrência de golpes à lateral do tórax dos equatorianos. Paulinho e Maicão também garantiram um primeiro assalto digno de campeões para a Seleção Brasileira.

A segunda etapa se iniciou com o Brasil à frente do placar em 16 pontos, sendo marcado 27 a 11 favoráveis ao trio brasileiro. Com isso, visando dar sequência à essa vantagem, a Seleção Brasileira não diminuiu sua intensidade. Maicão, com seu ótimo trabalho defensivo, garantiu a permanência dessa diferença de pontos no primeiro minuto. Em sequência, Netinho adentrou ao tatame para fazer a manutenção dos pontos conquistados pelo Brasil. Conseguinte, Maicon Marques voltou para assegurar a vitória brasileira no período. Ao final do assalto, a comissão equatoriana declarou desistência, confirmando a vitória da Seleção Brasileira de Taekwondo por equipes.

Com isso, Netinho, Maicão e Paulinho estão marcados na história do Brasil com a conquista da medalha de ouro inédita nos Jogos Pan Americanos de Santiago 2023, após uma vitória sobre os donos da casa na final. Ainda, com o ouro, Edival Pontes se sagra o primeiro bicampeão no Taekwondo, pois triunfou nos Jogos Pan Americanos de Lima em 2019.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo